metropoles.com

STF: deputado Daniel Silveira voltará a usar tornozeleira eletrônica

Ministro Alexandre de Moraes determinou que Silveira volte a usar tornozeleira após descumprimento de medidas impostas pelo STF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Deputado federal, Daniel Silveira se recusa a usar máscara
1 de 1 Deputado federal, Daniel Silveira se recusa a usar máscara - Foto: Reprodução/Facebook

São Paulo – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o deputado Daniel Silveira (União-RJ) volte a usar tornozeleira eletrônica e também o proibiu de participar de eventos públicos. 

Além disso, ele não poderá se ausentar do Rio de Janeiro, salvo para ir à Brasília para exercer seu mandato de deputado federal. O ministro acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR fez o pedido após o parlamentar ter voltado a atacar ministros da Corte durante eventos do qual participou após ter deixado a prisão, em novembro do ano passado.

Segundo Moraes, as condutas informadas pelo Ministério Público “revelam-se como um desdobramento” daquelas que foram objeto da denúncia que deu origem a ação penal que Silveira responde no STF, mostrando que ele “mantém o seu total desrespeito ao Poder Judiciário, notadamente por meio da perpetuação dos ataques à Suprema Corte e a seus Ministros”. 

O ministro ainda apontou que Silveira concedeu entrevista ao canal no Youtube “Parlatório Livre” e compareceu a um evento onde se encontrou com Otávio Fakhoury, que é investigado nos inquéritos das fake news e dos patrocínios a atos antidemocráticos, o que é uma violação das regras impostas pelo STF.  Por isso afirmou que são necessárias medidas mais duras.

Para a subprocuradora Lindôra Araújo, que assinou o pedido, os recentes episódios de novos ataques aos ministros indicam que o deputado permanece com “comportamento delitivo”, e que Silveira “ofende a honra e ameaça gravemente” o ministro Alexandre de Moraes. 

Entenda

Daniel Silveira foi preso em fevereiro do ano passado, mas acabou solto em novembro. A soltura foi expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, que é o autor do pedido de prisão do deputado federal sob acusação de atitudes antidemocráticas, que incluíam ataques aos ministros da Corte.

Mesmo solto, o parlamentar descumpriu medidas cautelares impostas pelo Supremo. O bolsonarista participou, no domingo (20/3), de um ato organizado por conservadores em São Paulo, chamado de Freedom Day. Na ocasião, o parlamentar teve contato com outro investigado no Inquérito das Milícias Digitais, descumprindo uma medida cautelar que foi determinada por Moraes ao libertá-lo, em novembro do ano passado.

O empresário Otávio Fakhoury, presidente do PTB de São Paulo, estava no mesmo evento e posou para foto ao lado de Silveira.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?