metropoles.com

STF dá 48h para governo se manifestar sobre vacinação de crianças

Ministro Ricardo Lewandowski foi motivado por pedido do PT, que defende uma elaboração de etapas e datas da imunização dessa faixa etária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
STF Ricardo Lewandowski
1 de 1 STF Ricardo Lewandowski - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O governo federal precisa se manifestar, em até 48 horas, sobre eventual atualização do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a inclusão da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A determinação é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.

O STF acatou pedido do Partido dos Trabalhadores (PT), que, entre outros pontos, defende que o governo estabeleça etapas e datas da vacinação de crianças nessa faixa etária.

“Incluindo-se um cronograma que viabilize a cobertura vacinal adequada de toda a população infantil antes da retomada das aulas, bem como a previsão de um dia nacional (Dia D) para vacinação, ou mesmo a designação de possíveis datas para a realização de grandes mutirões de incentivo à vacinação”, ressalta a solicitação do PT.

O governo, nessa manifestação, pode acatar a inclusão da vacinação de crianças no PNI ou explicitar os motivos pelos quais optou por decisão em contrário.

Nessa quinta-feira (16/12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu pela aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Apesar da autorização da agência, ainda não há expectativa para o início da imunização dessa faixa etária no Brasil.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nessa quinta-feira (16/12) que a autorização da vacinação para crianças de 5 a 11 anos será “amplamente discutida” na pasta antes que qualquer decisão seja tomada.

“Essa documentação vai chegar ao ministério, precisa ser analisada. São esferas diferentes de análise e de decisão, e nós temos o objetivo de, com celeridade, dar o posicionamento do ministério acerca do tema”, disse Queiroga.

Quando perguntado se o ministério pretende começar a imunizar as crianças contra a Covid-19 ainda em 2021, o ministro desconversou: “Quanto tempo a Anvisa demorou pra dar um posicionamento acerca dessas doses? É preciso ser feito uma análise. A avaliação da Anvisa é uma avaliação. A avaliação que é feita pela câmara técnica do ministério é outra. O ministério vai discutir amplamente esse assunto com a sociedade”.

Ameaça do presidente

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, nessa quinta, durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que pediu o nome das pessoas da Anvisa que aprovaram a vacinação para crianças de 5 a 11 anos.

A agência reguladora divulgou dura nota na tarde desta sexta, na qual diz “repudiar e repelir com veemência qualquer ameaça explícita ou velada que venha constranger, intimidar ou comprometer o livre exercício das atividades regulatórias do órgão”.

Leia o despacho do ministro Lewandowski na íntegra:

adpf756tpi9_171220211846 by Carlos Estênio Brasilino on Scribd

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?