metropoles.com

STF cria perfil oficial no BlueSky, após pedir suspensão de fakes

Conta oficial do STF foi criada na sexta-feira (30/8), mesmo dia em que Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/BlueSky
perfil do stf no bluesky
1 de 1 perfil do stf no bluesky - Foto: Reprodução/BlueSky

O Supremo Tribunal Federal (STF) criou um perfil oficial no BlueSky, plataforma que tem sido uma das principais alternativas de uso no Brasil, após a suspensão do X em território nacional.

O perfil do STF, conforme o apurado pelo Metrópoles, foi criado na sexta-feira (30/8), mesmo dia em que o ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão da plataforma de Elon Musk no Brasil.

Ao criarem o perfil, os assessores do STF detectaram a existência de contas falsas que se passavam pelo Supremo, no BlueSky. A partir disso, a Corte solicitou, administrativamente, via e-mail, que a plataforma suspendesse os fakes para evitar a confusão dos usuários.

“O único perfil oficial do Supremo Tribunal Federal no BlueSky. O Tribunal da Constituição é a instância máxima do Poder Judiciário e trabalha para garantir seus direitos. A Constituição é sua”, diz o texto de identificação na bio do perfil.

Até a manhã desta segunda-feira (2/9), a conta possuía pouco mais de 400 seguidores e, ainda, não havia feito nenhuma publicação na plataforma.

Sem representação legal no Brasil

Assim como o X, o BlueSky também não possui representante legal ou escritório oficial no Brasil. Desde que a plataforma de Elon Musk foi suspensa no país, o novo app ganhou mais de 1 milhão de novos usuários brasileiros.

O Metrópoles entrou em contato com a assessoria de comunicação do BlueSky, no exterior, e aguarda uma resposta sobre a situação. Vale lembrar que a falta de representante em território nacional foi um dos principais motivos da decisão de Moraes para suspender o X.

Nesta segunda-feira, a 1ª Turma do STF manteve, por unanimidade, a decisão de Moraes.

Domínio da língua portuguesa

O BlueSky foi criado em 2022 e tem sede nos Estados Unidos. Com os milhares de novos seguidores brasileiros, a conta oficial da plataforma publicou em português nesse domingo (1º/9): “agora este é um aplicativo brasileiro”.

A chegada massiva de novos usuários impactou, inclusive, no domínio da língua portuguesa na maiorias das publicações. Entre sábado e domingo, os posts em português superaram as postagens em inglês.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?