STF prorroga validade das cotas raciais para concursos públicos
Suprema Corte determinou prorrogação da validade das cotas raciais para concursos públicos. Ação afirmativa expiraria no próximo dia 10
atualizado
Compartilhar notícia
O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a prorrogação das cotas raciais para o serviço público – ação afirmativa que expiraria no próximo dia 10. A Corte publicou a determinação neste domingo (26/5).
O pedido para a extensão da validade das cotas raciais foi protocolado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), que acionou a Corte por meio da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7.654, em 17 de maio.
Com a decisão do relator do caso, ministro Flávio Dino, a lei atual continua a produzir efeitos até a conclusão da análise do Projeto de Lei (PL) nº 1.958/2021 no Congresso Nacional.
O texto do PL, aprovado no plenário do Senado Federal na última quarta-feira (22/5), determinou a prorrogação por 10 anos das cotas para negros, quilombolas e indígenas em concursos públicos federais.
Além disso, o projeto prevê o aumento da reserva dessas vagas de 20% para 30%. Agora, a proposta segue direto para votação no plenário da Câmara dos Deputados.