metropoles.com

STF forma maioria para condenar mais cinco réus dos atos de 8/1

Em julgamento virtual, os ministros do STF ainda definem qual será a pena aplicada. Voto do relator foi acompanhado por cinco magistrados

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Foto colorida de atos antidemocráticos em Brasília STF Congresso Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de atos antidemocráticos em Brasília STF Congresso Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar mais cinco réus pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O julgamento ocorre por meio de sessão virtual e está previsto para acabar nesta sexta-feira (24/11).

Respondem à ação os réus Alethea Verusca Soares, Ana Paula Neubaner Rodrigues, Angelo Sotero de Lima, Eduardo Zeferino Englert e Rosely Pereira Monteiro.

Eles são acusados dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa.

Os magistrados ainda avaliam a pena a ser aplicada. Em seu voto, o ministro relator, Alexandre de Moraes, defendeu a condenação dos cinco acusados a 17 anos de prisão.

Acompanharam integralmente o relator os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux. O ministro Cristiano Zanin também acompanhou o voto, mas sugeriu a redução da pena para 15 anos, e foi seguido por Edson Fachin.

André Mendonça divergiu, votando pela condenação de três dos cinco réus pelo crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O ministro propôs uma pena de quatro anos e dois meses.

Luis Roberto Barroso também discordou do voto do relator e sugeriu o afastamento da condenação por abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Ele considerou que os fatos se relacionam apenas ao crime de golpe de estado, não aos dois tipos concomitantemente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?