metropoles.com

STF concede liberdade provisória a 46 réus pelos atos golpistas do 8/1

Alexandre de Moraes concedeu liberdade provisória aos réus que estavam acampados em frente aos quartéis e não invadiram os prédios públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Manifestantes pró-Bolsonaro balança ba bandeira do brasil em frente ao Quartel General do Exército Forte Caxias, QG do exército em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Manifestantes pró-Bolsonaro balança ba bandeira do brasil em frente ao Quartel General do Exército Forte Caxias, QG do exército em Brasília - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu, nesta segunda-feira (18/12), liberdade provisória a 46 acusados de participação nos atos antidemocráticos que culminaram na depredação e invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro.

A decisão de Moraes se baseou nos acordos firmados entre a Procuradoria-Geral da República (PGR) e 46 réus que estavam acampados em frente aos quartéis do Exército, mas não participaram das invasões aos prédios públicos.

Os acusados, agora em liberdade provisória, deverão cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, suspensão do porte de arma de fogo e cancelamento do passaporte.

Segundo o STF, das mais de 2.000 pessoas presas em decorrência dos atos de 8/1, apenas 66 seguem detidas.

Os acusados firmaram um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), em que devem confessar a prática delituosa e cumprir determinadas condições. No caso dos réus do dia 8/1, eles deverão prestar 300 horas de serviços a comunidades ou entidades públicas, além de participar, presencialmente, de um curso sobre Democracia, Estado de Direito e Golpe de Estado.

8 de janeiro

No dia 8 de janeiro de 2023 milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protestaram contra a eleição democrática do atual chefe do Executivo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além das críticas ao petista, os manifestantes também levantaram bandeiras antidemocráticas, como a intervenção militar com Jair Bolsonaro no poder.

6 imagens
Vidraça quebrada por golpitas
Invasores de prédios públicos em 8 de janeiro
Ato golpista de 8 de janeiro deixou rastro de destruição
Atentados de 8 de janeiro de 2023, em Brasília
1 de 6

Atos antidemocráticos em 8 de janeiro

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 6

Vidraça quebrada por golpitas

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 6

Invasores de prédios públicos em 8 de janeiro

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 6

Ato golpista de 8 de janeiro deixou rastro de destruição

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 6

Atentados de 8 de janeiro de 2023, em Brasília

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 6

Hugo Barreto/Metrópoles

Os manifestantes invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o STF e o Congresso Nacional. De acordo com a Corte, 243 pessoas foram presas dentro dos prédios públicos e 243 na Praça dos Três Poderes.

A Suprema Corte tem analisado os processos dos manifestantes acusados de participarem nos atos golpistas. Até o momento, o STF condenou 30 réus pela participação nas manifestações antidemocráticas de 8 de janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?