metropoles.com

STF abre inquérito contra Silveira: desacato e recusa em usar máscara

Supremo Tribunal Federal investigará se Daniel Silveira (PSL-RJ) cometeu desacato contra policial mulher que cobrou item de proteção facial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes Sociais
Daniel Silveira discute com agente do IML
1 de 1 Daniel Silveira discute com agente do IML - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou neste sábado (20/2) abertura de inquérito para investigar se o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) cometeu desacato contra uma policial ao se recusar usar a máscara de proteção facial contra o novo coronavírus. O episódio aconteceu no dia 16, durante o cumprimento de sua prisão, no Instituto Médico Legal (IML), no Rio de Janeiro.

Ao passar por exame de corpo de delito antes de ser preso, o deputado contestou uma policial (foto em destaque) que solicitou ao parlamentar a colocação da máscara. A cena foi filmada por um assessor e divulgada nas redes sociais.

O inquérito foi formulado pela Procuradoria-Geral da República, por infringir os artigos 268 (“infração de medida sanitária preventiva”) e 331 (“desacato”) do Código Penal.

“O órgão ministerial postula o cumprimento de diligências a fim de verificar as práticas delitivas narradas, notadamente em razão de vídeo que circula nas redes sociais, registrando cenas de desrespeito a obrigações legais e agressões verbais proferidas por Daniel Silveira”, diz trecho do documento.

Moraes foi preso na última terça-feira (16) ao publicar um vídeo ofendendo e ameaçando ministros do Supremo Tribunal Federal e fazendo apologia ao Ato Institucional nº 5 (AI-5), momento mais difícil da ditatura militar. A prisão do deputado foi mantida pela Câmara nesta sexta-feira (19/2).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?