metropoles.com

STF abre exposição sobre mulheres e Cármen Lúcia emociona com discurso

A exposição Mulheres no Brasil, um Caminho pela Igualdade de Direitos mostra trajetória de mulheres que enfrentaram a exclusão e ousaram

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fellipe Sampaio/STF
Imagem colorida da ministra Cármen Lúcia no STF
1 de 1 Imagem colorida da ministra Cármen Lúcia no STF - Foto: Fellipe Sampaio/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu, nesta quinta-feira (7/3), a exposição: Mulheres no Brasil, um Caminho pela Igualdade de Direitos. A mostra apresenta a trajetória de mulheres que, em meio à exclusão imposta pela sociedade, ousaram escrever, cantar e pintar. Entre os nomes com histórias contadas estão atrizes, ministras, escritoras e cantoras.

A inauguração foi realizada pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. Em seu discurso, lembrou os avanços conquistados pelas mulheres ao longo dos anos, mas lembrou: “A igualdade de gênero que nós buscamos ainda é uma luta inacabada e um compromisso em relação ao qual temos que continuar a nos empenhar”, disse.

Ao citar que o STF teve, até os dias atuais, três ministras: Cármen Lúcia, Ellen Gracie e Rosa Weber, Barroso completou: “Mulheres temos tido poucas, mas muito qualificadas”. Em meio a fala, Cármen Lúcia, única mulher a ocupar a cadeira de ministra no STF nos dias atuais, complementou: “Mas queremos mais!” Barroso repetiu em consentimento: “Queremos mais”.

Depois do ministro Barroso, Cármen Lúcia discursou e emocionou quem estava presente. Falou que pretende ver mais avanços até seus 104 anos, idade até a qual pretende viver. “Tenho o sonho de ver essa igualdade”, disse.

Em seguida, completou: “Vou citar uma coisa que sempre me toca, que é de Cecília Meireles. Ela dizia: ‘Fui loira, fui morena, fui Alice e Beatriz. Fui Maria e Madalena, só não pude ser como quis’. Eu quero que todas as brasileiras e brasileiros tenham o direito constitucional de ser na vida o que querem ser”, disse Cármen Lúcia na abertura da exposição e emocionou aos presentes.

Veja:

A exposição no STF traz os nomes de suas ministras de Maria Bethânia, Zélia Gattai, Clara Nunes, Chiquinha Gonzaga e outras. Veja um trecho da exposição:

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?