metropoles.com

Starship, maior nave do mundo, será lançada nesta 5ª. Veja a missão

Nave Starship é da empresa SpaceX do bilionário Elon Musk. Missão não terá passageiros e realiza a 4ª tentativa para um voo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/SpaceX
imagem colorida starship nave espacex
1 de 1 imagem colorida starship nave espacex - Foto: Divulgação/SpaceX

Está previsto para às 9h (horário de Brasília) desta quinta-feira (6/6), mais um voo teste da Starship, a maior espaçonave do mundo. Esta será a quarta tentativa da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, de realizar uma missão bem-sucedida com a nave.

Ainda que a nave seja planejada para o transporte de passageiros, o voo não transportará pessoas na tentativa.

Segundo a companhia, o objetivo dos testes práticos é obter o máximo de informações para construir um sistema de transporte criado para, no futuro, transportar pessoas e cargas para a órbita terrestre, a Lua e Marte, por exemplo.

Missões espaciais

De acordo com a SpaceX, a Starship será usada em voos de carga do programa Artemis, série de missões que a Nasa, a agência espacial americana, planeja para levar humanos de volta à Lua, a partir de 2026.

A nave também será usada para turismo espacial, mas uma das missões que já estava programada foi cancelada. O bilionário Yusaku Maezawa cancelou o projeto em que viajaria com artistas convidados por conta de atrasos da SpaceX.

Como será o novo teste da Starship

A SpaceX planeja separar foguete e nave (também chamada de cápsula) cerca de dois minutos após o lançamento da base aérea da empresa no Texas. Caso tudo ocorra dentro do planejado, a cápsula, por sua vez, deverá alcançar a órbita terrestre e cair no Oceano Índico em pouco mais de uma hora.

A empresa de Musk detalhou as fases previstas para o voo. O planejamento poderá sofrer alterações, mas, em princípio, estes serão os principais momentos da missão:

  • 1min02 após o lançamento: foguete atinge o “Max Q”, como é conhecido o pico de estresse mecânico;
  • 2min45: os dois estágios (foguete e cápsula) se separam e, então, o foguete começa o procedimento para terminar o voo na água, no Golfo do México;
  • 8min23: motor da Starship é desligado e nave segue na órbita terrestre;
  • 47min25: depois de dar uma volta no planeta, a nave deixa a órbita terrestre e começa a voltar para a atmosfera;1h05min48: Starship encerra voo com pouso na água, no Oceano Pacífico.

Como é a nave Starship?

  • Tem 120 metros de altura (somando nave Starship e propulsor Super Heavy) e 9 metros de diâmetro
  • Poderá transportar até 100 pessoas
  • É projetada para ser reutilizável, assim como outras naves da SpaceX
  • Tem capacidade para transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada
  • Está sendo testada desde 2019, mas ainda não fez um pouso bem-sucedido com o propulsor Super Heavy
  • Será usada para transporte de carga no programa Artemis, série de missões da Nasa para levar astronautas de volta à superfície da Lua
  • No futuro, poderá ser usada para transportar pessoas e cargas até Marte, segundo a SpaceX

Testes anteriores

A empresa tem conseguido evoluir em seus experimentos com a Starship. No primeiro lançamento, a nave explodiu quando ainda estava acoplada ao foguete. Uma falha nos motores fez a empresa acionar um sistema de destruição para explodir o foguete, conhecido como Super Heavy.

No segundo, em novembro de 2023, o Super Heavy explodiu, mas logo depois de se separar da nave. Na ocasião, a empresa também informou que perdeu o contato com a Starship.

O terceiro voo, em março, foi o mais bem-sucedido até aqui: a nave se separou do foguete e ficou perto de completar o retorno para a Terra, mas, 50 minutos após decolagem, a empresa perdeu contato com o veículo.

“O quarto voo da Starship terá como objetivo nos aproximar do futuro rapidamente reutilizável no horizonte”, disse a SpaceX, em referência ao plano da empresa de reaproveitar a nave em outras missões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?