metropoles.com

Stalker perseguia e ameaçava eleitoras do político adversário em Goiás

Uma das vítimas chegou a receber mais de 100 mensagens em um dia. Suspeito dizia ter vídeos íntimos das mulheres e ameaçava divulgá-los

atualizado

Compartilhar notícia

PCGO
stalker por motivação política em goiás
1 de 1 stalker por motivação política em goiás - Foto: PCGO

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) prendeu, nesta segunda-feira (5/8), Mateus Manoel da Silva Souza, suspeito de praticar crimes de perseguição, ameaça e violência psicológica contra mulheres por motivação política. Ele foi capturado em Vicentinópolis, cidade que fica a 161 km de Goiânia.

As vítimas relataram à polícia que começaram a sofrer ataques e receber mensagens de Mateus, após demonstrarem apoio político a um determinado candidato da cidade, adversário da candidatura preferida pelo perseguidor. Uma delas disse ter recebido mais de mil mensagens em um único dia.

A investigação analisou as provas apresentadas pelas vítimas e concluiu que a prática se caracteriza como stalking. Mateus enviava mensagens, dizendo que teria vídeos íntimos das mulheres e ameaçava publicá-los nas redes sociais, com o intuito de desestabilizá-las emocionalmente.

Algumas vítimas o bloquearam no WhatsApp para se livrarem da perseguição, mas o suspeito buscava outros meios para estabelecer contato com elas. Segundo a polícia, ele recorria a outras redes sociais, fazia ligações constantes e chegou a persegui-las pessoalmente.

Mateus foi preso preventivamente, após constada a prática. A Polícia Civil optou por divulgar a imagem dele, por acreditar que novas vítimas e testemunhas ainda podem surgir. A Justiça também expediu um mandado de busca e apreensão para ser cumprido na casa dele.

O crime de perseguição é previsto no Código Penal desde 2021, quando a chamada Lei do Stalking foi sancionada pelo governo federal. A pena pode ser de seis meses a dois anos de prisão, podendo chegar a três, quando o crime é praticado contra menores, idosos, mulheres ou com participação de mais de uma pessoa e uso de arma.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?