Spotify firma parceria com TSE para combater fake news
Parceria faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação, que também conta com Facebook, Instagram e WhatsApp
atualizado
Compartilhar notícia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quinta-feira (12/5) que firmou um acordo com o serviço de streaming de áudio Spotify para combater a desinformação sobre o processo eleitoral. A parceria deve durar até 31 de dezembro.
Entre as medidas, estão a divulgação pela plataforma de streaming de “conteúdos confiáveis, alfabetização midiática e capacitação, bem como identificação e contenção de casos e práticas de desinformação”.
Além disso, produtores de conteúdo que divulgam fake news poderão ser denunciados. O TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também poderão enviar ordens judiciais diretamente pela plataforma.
“Ambas as partes reconhecem que a produção e a difusão de informações falsas e fraudulentas podem representar risco a bens e valores essenciais à sociedade, como a democracia, além de afetar de forma negativa a legitimidade e a credibilidade do processo eleitoral e a capacidade das eleitoras e dos eleitores de exercerem o direito de voto de forma consciente”, ressaltou o tribunal, em nota.
O acordo faz parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação, lançado em 2019. O TSE também já firmou parcerias com o Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube, LinkedIn e Kwai.
“Acreditamos que o engajamento cívico e comunitário é fundamental para possibilitar comunidades saudáveis em todo o mundo. Spotify tem um compromisso contínuo com a transparência e responsabilidade para garantir que nossa plataforma seja segura e que o conteúdo esteja de acordo com nossas políticas e regras de longo prazo da plataforma”, anunciou o Spotify.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.