SP volta a superar Rio como cidade com mais mortes por Covid no Brasil
Nas últimas 24 horas, São Paulo registrou sete vezes mais mortes do que a capital do Rio de Janeiro, informam as prefeituras
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – A cidade de São Paulo voltou a superar o Rio de Janeiro em mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (10/3). Nas últimas 24 horas, a capital paulista teve 76 óbitos causados pelo coronavírus, chegando a 19.300 vidas perdidas, informa a prefeitura.
Já o Rio de Janeiro registrou 10 óbitos nas últimas 24 horas, segundo dados da administração municipal. Ao todo, são 19.207 mortes, ou seja, uma diferença de menos de 100 casos fatais em comparação com São Paulo.
Para efeito de comparação, São Paulo tem mais 12 milhões de habitantes, quase o dobro do Rio de Janeiro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O município paulista alcançou a maior média móvel de óbitos durante toda a pandemia, com 312 mortes. O indicador leva em consideração os registros dos últimos sete dias e minimiza diferenças das notificações, como nos fins de semana, por exemplo.
Nesta quarta, a capital de São Paulo chegou a 84% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados, marca inédita até então. No estado, o número é de 83%.
Desde o início da pandemia, São Paulo tem 547.384 casos confirmados da doença. O índice de letalidade é de 3,6%.
Pandemia no estado
Assim como na capital, o estado de São Paulo vive o pior momento da pandemia de Covid-19. Cidades do interior relatam dificuldade em remanejar pacientes mais graves. Houve registro de mortes de pessoas aguardando vaga em UTI nos municípios de Taboão da Serra, Sumaré, Buri, Tabapuã, Ribeirão Bonito e São Carlos.
Em média, 120 pacientes em estado grave buscam leitos tratamento intensivo diariamente no estado.
Um levantamento do Metrópoles mostrou que, em São Paulo, o número do pico de internações por Covid-19 em março já é 33% maior do que o dia com mais internados no pico da pandemia em 2020.
Nesta quarta, o governo de São Paulo informou que 20.876 pessoas estão internadas com o vírus, das quais 9.184 estão leitos de UTI.
Já o maior número de internados do pico da pandemia em 2020 ocorreu em 14 de julho, quando 15.289 pessoas estavam internadas no estado, dos quais 6.173 em UTIs.
Além disso, 517 pessoas morreram nessa terça-feira (9/3) por Covid-19. É o maior número de óbitos no estado desde o início da pandemia, há um ano.