SP: vereadoras que brigaram são nomeadas para comissões da Câmara
Cris Monteiro estará na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa. Janaína Lima vai para a de Finanças e Orçamento
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – As vereadoras Janaína Lima e Cris Monteiro, que são investigadas pela Corregedoria por terem brigado na Câmara de São Paulo, foram nomeadas para atuar em comissões da casa em 2022.
O Diário Oficial publicou nessa quinta-feira (17/2) a relação com os nomes dos vereadores integrantes das comissões da Câmara de Vereadores de São Paulo.
Cris Monteiro foi escalada para a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa (CCJ). Esse grupo é responsável por examinar a legalidade e constitucionalidade dos projetos dos vereadores.
Comissão de Justiça
Na próxima semana, os vereadores que integram a CCJ já devem eleger o presidente e o vice-presidente da comissão. Porém, a deliberação sobre projetos pode começar no início de março, após o feriado de Carnaval.
A assessoria de imprensa de Cris Monteiro afirmou que a vereadora não vai comentar nesse momento a nomeação para a comissão. Mas ressaltou que a indicação é feita pela Câmara.
Nomeação após expulsão
Janaína Lima foi indicada para a Comissão de Finanças e Orçamento, que avalia as propostas que abordam questões relacionadas a orçamento e tributos. Cabe também a esse comitê analisar o orçamento anual da cidade e a prestação de contas do prefeito.
O nome de Janaína foi indicado para a comissão pelo Partido Novo, segundo a assessoria de comunicação da parlamentar.
“A vereadora foi a relatora do Plano Plurianual em 2021 e foi mantida na comissão de finanças. Essa indicação é o reconhecimento do excelente trabalho executado”, disse a assessoria da vereadora ao Metrópoles.
Questionada pelo Metrópoles, a Câmara de São Paulo afirmou que as indicações para as Comissões “seguem a proporcionalidade dos partidos dentro da Câmara”.
“Os membros são indicados pelos líderes das bancadas. As eleições para definir presidentes e vices estão marcadas para quarta-feira da próxima semana. A partir daí elas passam a se reunir para analisar e votar os projetos”, diz a nota oficial.
Expulsão
No domingo (13/2), Janaína Lima anunciou que foi expulsa do Partido Novo em consequência da briga que ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo em 10/11/21.
Já a respeito de Cris Monteiro, a Comissão de Ética do partido decidiu pela suspensão da vereadora por um ano. Mesmo depois dessa decisão, as parlamentares ainda podem recorrer ao Diretório Nacional contra as punições.
Investigação
As duas vereadoras são investigadas pela Corregedoria da Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo. O órgão afastou na semana passada os pedidos de cassação das parlamentares.
No entanto, a Corregedoria admitiu que após a investigação as parlamentares podem perder por seis meses direitos como o de ser presidente ou vice-presidente de comissões ou relatoras de processos.