metropoles.com

SP vai à Justiça contra Ministério da Saúde após receber menos vacinas

Estado alega ter recebido 50% a menos de doses de Pfizer; Ministério diz estar compensando doses a mais que o estado recebeu da Coronavac

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images
vacina covid-19 Dose da Pfizer
1 de 1 vacina covid-19 Dose da Pfizer - Foto: Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images

São Paulo – O estado de São Paulo vai ajuizar ação na Justiça contra o Ministério da Saúde por causa da entrega reduzida de vacinas da Pfizer ao estado.

Não foi especificado, entretanto, se a ação será no Supremo Tribunal Federal (STF) ou na Justiça Federal, e qual o tipo de ação.

O governo paulista afirma que recebeu  apenas 50% do total que deveria ter recebido referente ao Programa Nacional de Imunização (PNI). Já o Ministério da Saúde acusa o estado de São Paulo de ter ficado com doses a mais da Coronavac, por isso estaria “compensando” com a redução da Pfizer.

A procuradora-geral do Estado (PGE) de São Paulo, Lia Porto, anunciou que vai acionar a Justiça nesta quinta-feira (5/8).

“Estamos diante de uma situação inusitada e grave e não iremos simplesmente permitir que a este episódio seja conferida uma roupagem jurídica de normalidade.”

Desde a última quarta-feira (4/8), o governador João Doria (PSDB) e o ministro Marcelo Queiroga trocam acusações nas redes sociais e em coletivas. Após o governador dizer que o governo federal deixou de entregar 228 mil doses para São Paulo, Queiroga disse que o estado está “sempre reclamando”.

Mais tarde, técnicos do Ministério da Saúde disseram que não houve prejuízo ao estado com a diminuição das doses da Pfizer, e acusaram Doria de ter pego doses a mais da vacina do Butantan em parceria com a Sinovac. Em nota, o governador disse que a justificativa do ministério é mentira.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?