metropoles.com

SP: secretário do Meio Ambiente descarta desabastecimento de água

Marcos Penido disse que planejamento de São Paulo desde a crise hídrica de 2014 possibilitou menor dependência do Cantareira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/ Governo de SP
sistema cantareira
1 de 1 sistema cantareira - Foto: Divulgação/ Governo de SP

São Paulo – O secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, afirmou nesta terça-feira (20/7) que São Paulo tem um planejamento hídrico que garante o abastecimento de água no estado em caso de crise hídrica.

Em maio, o governo federal emitiu um alerta de emergência hídrica para o estado, por conta do risco de desabastecimento de energia. Mas, com menos chuvas, os níveis dos reservatórios de água também têm diminuído no estado, trazendo preocupação sobre uma nova crise de falta d’água semelhante a ocorrida em 2014.

Mas Penido disse que, desde a crise daquele ano, houve muito planejamento e mudanças em São Paulo. Nesta terça, o sistema Cantareira opera com 42,5% de sua capacidade, e o volume total armazenado em todos os reservatórios do estado é de 48,9%.

“São Paulo já tem um planejamento de muito tempo com relação a garantia do abastecimento de água, o próprio Cantareira já foi totalmente remodelado. Hoje, atende a 7,3 milhões de pessoas, contra 12 milhões em 2014, agora com o abastecimento via São Lourenço, com a transposição da Paraíba do Sul. A Cantareira já tem toda uma outra estrutura que o Alto Tietê e a Billings compensam”, falou nesta terça-feira (20/7).

O secretário disse ainda que o governo está acompanhando de perto a situação dos reservatórios, e tem pedido às empresas e à população o uso consciente da água. “O uso consciente da água é para todos”, afirmou.

“O estado tem adotado todas as providências junto aos municípios, temos feito discussões, apresentado alternativas e soluções”, acrescentou.

Além disso, Penido disse que tem feito reuniões frequentes com o governo federal para tratar sobre crise energética, já que São Paulo recebe energia vinda de hidrelétricas de outros estados, como Bahia e Paraná.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?