metropoles.com

SP: Secretaria de Saúde notifica conselhos profissionais sobre Prevent

Gorinchteyn pede que Cremesp, Coren-SP e CRF-SP adotem medidas necessárias para fiscalizar procedimentos adotados pela Prevent Senior

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fábio Vieira/Metrópoles
WhatsApp Image 2021-09-28 at 13.42.43_Easy-Resize.com
1 de 1 WhatsApp Image 2021-09-28 at 13.42.43_Easy-Resize.com - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

São Paulo – O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, notificou o Conselho Regional de Medicina (Cremesp), o Conselho Regional de Farmácia (CRF-SP) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP) para adotarem medidas contra a rede Prevent Senior.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o pedido feito aos conselhos decorre de fatos noticiados na CPI da Covid-19 e relacionados à alteração de diagnósticos nos prontuários de pacientes e omissão do CID da doença nas declarações de óbitos, bem como a prescrição de medicamentos sem eficácia cientificamente comprovada para tratamento da doença.

Gorinchteyn afirma, nos ofícios, que são “graves” os fatos apurados pela CPI da Covid-19 no Senado, que revelou que a Prevent Senior ocultou mortes ocorridas durante estudo que buscava comprovar a eficácia de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina contra o coronavírus.

“Diante da gravidade dos fatos noticiados, vimos a esse egrégio conselho, considerando suas atribuições legais de fiscalização do exercício da profissão, solicitar a adoção das medidas que julgar necessárias”, disse Gorinchteyn nos documentos.

De acordo com a investigação da CPI, médicos da rede eram obrigados a receitar os remédios do “kit Covid” aos pacientes, mesmo sem anuência dos parentes. A Prevent Senior só atende pessoas acima de 50 anos.

Os hospitais Sancta Maggiore na capital foram alvo de vistoria das equipes de Vigilância Sanitária estadual e municipal, em março de 2020, após indícios de subnotificação de casos e óbitos naquela fase da pandemia.

Os medicamentos do “kit Covid”, que foram recomendados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus aliados, são comprovadamente ineficazes contra a doença, segundo mostram diversos estudos publicados no último ano.

A Prevent Senior tem nove hospitais na região da Grande São Paulo, e é alvo de investigações do Ministério Público de São Paulo e do Ministério Público Federal (MPF). Na última segunda-feira (27/9), foi protocolado pedido de abertura de CPI na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para investigar as práticas da rede durante a pandemia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?