SP prorroga fase de transição e amplia funcionamento do comércio
Atividades como bares, restaurantes, salões e academias poderão funcionar entre 6h e 20h a partir de maio
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Governo de São Paulo prorrogou por mais uma semana a fase de transição e anunciou a ampliação do horário de funcionamento do comércio. As novas medidas foram divulgadas nesta quarta-feira (28/4) e valem a partir de maio.
Até sexta-feira (30/4), continua em vigor o horário atual das 11h às 19h.
As autoridades de saúde, no entanto, fizeram um apelo para que a população não entenda o anúncio como um convite a sair de casa.
O secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, destacou que os “números estão em queda pelo apoio da população às regras sanitárias”. E pediu para que os moradores do estado continuem a colaborar.
Isolamento
Gorinchteyn pontuou que a taxa de ocupação nas UTIs caiu de 93% no início do mês para 80%. Ainda segundo ele, São Paulo está para concluir a quinta semana com queda consecutiva de internações e a segunda semana com queda de mortes.
Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, o médico Paulo Menezes ressaltou que a queda ocorreu enquanto o estado enfrenta uma variante mais forte do vírus.
Segundo ele, 20% das amostras analisadas em São Paulo em janeiro eram da variante P.1 (variante de Manaus); em fevereiro, 40%; em março, 80%; e abril chegou a 90%.
Vacina brasileira
Na mesma entrevista, o Instituto Butantan informou que começa, nesta quarta, a produzir as primeiras doses da Butanvac. O objetivo é que as primeiras 18 milhões de doses da vacina, que não depende de insumos internacionais, fiquem prontas na primeira quinzena de junho.
O processo para registro do composto está em tramitação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas com atraso. O pedido para teste em humanos anunciado em 26 de março ainda não teve análise concluída pela agência.