metropoles.com

SP: Procon notifica seguradoras sobre consentimento de marido para DIU

Órgão pede explicações a 11 seguradoras após reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelar prática em unidades de Minas Gerais e São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gui Primola/Arte Metrópoles
DIU
1 de 1 DIU - Foto: Gui Primola/Arte Metrópoles

O Procon de São Paulo notificou 11 empresas de planos de saúde após o jornal Folha de S.Paulo publicar uma reportagem sobre seguradoras que pediam autorização a maridos de mulheres que queriam colocar o Dispositivo Intrauterino (DIU).

O órgão informou que os planos precisam esclarecer, em até 72 horas, se adotam ou não a prática, classificada como “abusiva e descabida”.

“Algumas seguradoras estão exigindo consentimento do marido para reembolsar inserção do DIU em mulheres casadas. A prática é abusiva, ilegal, descabida e afrontosa à condição e dignidade da mulher. Nós estamos notificando essas empresas para saber quais fazem essa imposição absurda”, disse o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, em nota.

As empresas devem informar se oferecem cobertura para métodos contraceptivos transitórios ou reversíveis e procedimentos de esterilização feminina e masculina e detalhar as condições e exigências apresentadas ao beneficiário do plano, com os devidos fundamentos legais.

A reportagem da Folha mostra que a exigência de autorização dos maridos estava sendo feita pelas cooperativas da Unimed João Monlevade e Divinópolis, em Minas Gerais, e Ourinhos, no interior de São Paulo. Elas atendem mais de 50 municípios.

Sem se identificar, a reportagem entrou em contato com as três unidades. A informação de que não era possível realizar o procedimento sem o consentimento do cônjuge foi confirmada pela central de atendimento ao cliente de todas elas.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou ao Metrópoles na quinta-feira (5/8) que investiga as denúncias. Ressaltou também que a inserção dos dispositivos é de cobertura obrigatória pelos planos de saúde sempre que forem solicitados pelo médico da beneficiária, sem a necessidade de informações ou documentos adicionais.

Após a divulgação da matéria da Folha, o deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP) propôs um projeto de lei que pede a proibição da exigência de consentimento de cônjuges para a inserção do DIU. A medida valeria para todos os tipos de relacionamento afetivo.

“O Procon-SP vai multar e punir severamente esse tipo de atitude. Não é possível admitir que para não pagar e reembolsar o seguro algumas empresas utilizem desse tipo de justificativa. Péssimo pretexto!”, ressaltou Fernando Capez.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?