SP pede ao Ministério do Turismo para gerir Cinemateca
Secretaria de Cultura de SP enviou ofício em nome do estado e da prefeitura para que instituição seja recuperada e gerida localmente
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que pediu formalmente ao governo federal, nesta segunda-feira (2/8), que repasse a administração da Cinemateca Brasileira ao governo estadual e à prefeitura da capital paulista.
“Hoje o secretário de Cultura do estado de SP encaminhou um ofício ao Ministro do Turismo em nome do governo do estado e da prefeitura, mencionando que estamos à disposição para receber a Cinemateca, recuperar o edifício que foi vitimado pelo incêndio na Vila Leopoldina e também recuperar e gerenciar todo o arquivo de filmes da Vila Mariana, e fazer aquilo que já deveria ter sido feito anteriormente”, disse Doria.
O pedido para que a Cinemateca passasse à gestão local já havia sido feito pelo ex-prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), mas nunca foi respondido pelo governo federal.
Fogo
Na última quinta-feira (29/7), um galpão da Cinemateca na Vila Leopoldina, zona oeste da capital, pegou fogo. Ainda não se sabe exatamente o que foi perdido, mas o local guardava equipamentos de cinema e cópias únicas de filmes.
A Cinemateca é de responsabilidade da Secretaria Especial de Cultura, que faz parte do Ministério do Turismo. Até 2019, era gerida pela Fundação Roquette Pinto, mas o contrato foi rescindido unilateralmente pelo governo, em 2020, e está fechada desde março de 2020, por falta de repasses financeiros e pagamentos de funcionários.