metropoles.com

SP pagará até mil reais ao ano para aluno pobre permanecer na escola

Estudantes do ensino médio e do 9º ano vão receber Bolsa Educação condicionada à presença no colégio; benefício visa diminuir evasão escolar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Altemar Alcantara/Semcom
Sala de aula vazia
1 de 1 Sala de aula vazia - Foto: Altemar Alcantara/Semcom

São Paulo – O governo de São Paulo vai pagar uma Bolsa Educação para estudantes pobres permanecerem na escola. O pagamento será bimestral e poderá chegar a mil reais por ano letivo.

O benefício será concedido a alunos do ensino médio e do 9º ano da rede pública na faixa de pobreza e extrema pobreza, inscritos no CadÚnico. O intuito é combater a evasão escolar, um problema que se agravou em razão da pandemia.

De acordo com dados do IBGE, 1 em cada 4 jovens abandonam a escola e não concluem o ensino médio. Os principais motivos são desinteresse em estudar, trabalho, procura por trabalho ou gravidez.

Deverão ser 300 mil estudantes beneficiados entre 2021 e 2022. O pagamento será condicionado à permanência na escola.

Os alunos beneficiados deverão ter ao menos 80% de presença, entre presença remota e presencial, além de boas notas e duas horas de atividades extras por dia.

Eles vão receber o benefício a partir de setembro, por meio do Cartão Bolsa do Povo, que chegará na casa dos alunos, e será administrado pelos pais ou responsáveis.

O investimento do governo no Bolsa Educação será de R$ 100 milhões em 2021 e R$ 300 milhões em 2022.

O estado de São Paulo tem 1,2 milhões de alunos no ensino médio, e destes, 267 mil estão nas faixas de pobreza ou extrema pobreza. As inscrições serão feitas de 30 de agosto a 10 de setembro,

O anúncio do programa foi feito pelo secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, em evento no Palácio dos Bandeirantes, onde estavam presentes professores, diretores de escola e estudantes.

Rossieli disse que, além da Bolsa Educação, a reforma do ensino médio em curso no estado também deve aumentar o interesse dos jovens. “Não adianta a gente achar que o menino do ensino médio vai se interessar pelo mesmo modelo de escola da qual está se afastando. É este modelo que nós precisamos alterar, o estado de São Paulo está com os alunos do primeiro ano do ensino médio já com o novo currículo”, afirmou, citando as aulas eletivas e o Novotec, que permite que estudantes façam cursos técnicos de sua escolha.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?