SP: Nunes contraria Doria e diz que não houve dia sem morte por Covid
O prefeito explicou que há diferença nos critérios: enquanto estado adota data da notificação, prefeitura adota data da ocorrência do óbito
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Na contramão do que foi anunciado pelo governo de São Paulo, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que na última segunda-feira (8/11) houve cinco mortes por Covid-19 na capital. De acordo com o governo estadual, naquele dia não foi registrada nenhuma morte no estado. O que ocorreu, no entanto, foi uma diferença nos critérios de registro.
O coordenador do Comitê Científico de São Paulo, João Gabbardo, explicou que o sistema que a Secretaria Estadual de Saúde utiliza é o sistema oficial que envia os dados ao Ministério da Saúde.
“Todos os municípios informam diariamente seus dados, e neste dia nenhum município notificou nenhum óbito, então o estado de São Paulo, no sistema oficial, não registrou nenhum óbito. Mas é possível que haja uma divergência por diferença no critério, nós utilizamos o dia de notificação, mas tem prefeitura que usa o critério de dia de ocorrência”, disse.
Nunes reiterou a justificativa, e disse que “são sistemas diferentes de trabalho, o estado é por notificação e na prefeitura é por registro de ocorrência”.
“Eles fizeram a consulta pelo sistema da cidade de São Paulo, não havia a notificação, e depois entrou na prefeitura o registro da ocorrência. Nos dados do site da prefeitura trabalhamos com o registro de data de ocorrência”, disse.
Entretanto, o prefeito destacou que o que deve ser levado em consideração é a diminuição constante de óbitos por Covid-19 tanto na cidade, quanto no estado.
“Está diminuindo. Houve cinco dias com um óbito, a imprensa precisa focar, isso aqui é insignificante, nós estamos caminhando bem. Para a Prefeitura, não é zero porque a gente trabalha na questão por ocorrência”, acrescentou.