metropoles.com

SP: Nunes contraria Doria e diz que não houve dia sem morte por Covid

O prefeito explicou que há diferença nos critérios: enquanto estado adota data da notificação, prefeitura adota data da ocorrência do óbito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
vacina covid coronavirus
1 de 1 vacina covid coronavirus - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

São Paulo – Na contramão do que foi anunciado pelo governo de São Paulo, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que na última segunda-feira (8/11) houve cinco mortes por Covid-19 na capital. De acordo com o governo estadual, naquele dia não foi registrada nenhuma morte no estado. O que ocorreu, no entanto, foi uma diferença nos critérios de registro.

O coordenador do Comitê Científico de São Paulo, João Gabbardo, explicou que o sistema que a Secretaria Estadual de Saúde utiliza é o sistema oficial que envia os dados ao Ministério da Saúde.

“Todos os municípios informam diariamente seus dados, e neste dia nenhum município notificou nenhum óbito, então o estado de São Paulo, no sistema oficial, não registrou nenhum óbito. Mas é possível que haja uma divergência por diferença no critério, nós utilizamos o dia de notificação, mas tem prefeitura que usa o critério de dia de ocorrência”, disse.

Nunes reiterou a justificativa, e disse que “são sistemas diferentes de trabalho, o estado é por notificação e na prefeitura é por registro de ocorrência”.

“Eles fizeram a consulta pelo sistema da cidade de São Paulo, não havia a notificação, e depois entrou na prefeitura o registro da ocorrência. Nos dados do site da prefeitura trabalhamos com o registro de data de ocorrência”, disse.

Entretanto, o prefeito destacou que o que deve ser levado em consideração é a diminuição constante de óbitos por Covid-19 tanto na cidade, quanto no estado.

“Está diminuindo. Houve cinco dias com um óbito, a imprensa precisa focar, isso aqui é insignificante, nós estamos caminhando bem. Para a Prefeitura, não é zero porque a gente trabalha na questão por ocorrência”, acrescentou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?