SP: Ministério Público denuncia vereador por homofobia e racismo
Anderson Branco (PL), vereador de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, foi denunciado à Justiça devido a um post em rede social
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Ministério Público (MP) denunciou na segunda-feira (28/2) Anderson Branco (PL), vereador de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, por uma publicação racista e homofóbica em rede social.
O político publicou uma ilustração com uma garra preta e com as cores do arco-íris sendo segurada por uma mão branca. O post também continha a frase “na minha família, não”, de acordo com o G1.
“Essa cena publicada pelo denunciado é claramente interpretada como uma mão branca salvadora que protege a família tradicional da ameaça negra e gay”, escreveu o promotor Sérgio Acayaba de Toledo, do Ministério Público.
A denúncia continua: “O que evidentemente indica um ataque injusto aos negros e à comunidade LGBTQIA+, caracterizando a discriminação e o preconceito que tipificam o crime de racismo”.
“A Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso IV, determina que ‘é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato’, mas essa liberdade não pode se sobrepor aos demais dispositivos constitucionais que asseguram que nossa sociedade seja livre, justa e solidária”, disse o promotor.
Polícia investiga
A Polícia Civil abriu investigação em julho do ano passado quando a Delegacia Seccional de Rio Preto instaurou inquérito para investigar o vereador. O delegado Alexandre Arid indiciou Anderson Branco pelo crime de racismo qualificado.