metropoles.com

SP limita público em estádio e recomenda reduzir ocupação em eventos

Governo de SP orienta que prefeituras exijam testagem e uso de máscaras, e que limitem a 70% capacidade de público em festas e eventos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Estádio Morumbi
Foto colorida mostra Estádio Morumbi
1 de 1 Foto colorida mostra Estádio Morumbi - Foto: Divulgação/Estádio Morumbi

São Paulo – O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), recomendou às prefeituras, nesta quarta-feira (12/1), que retomem a limitação a 70% de público em eventos musicais, esportivos e festas que gerem grandes aglomerações. O anúncio, feito em coletiva de imprensa, considera a alta nos casos de Covid-19, porém, não prevê o retorno das restrições em grandes eventos, como ocorreu em outros momentos da pandemia.

Como exceção, há apenas uma determinação e não recomendação: os estádios deverão ter ocupação máxima de 70% a partir de 23 de janeiro, quando terá início o Campeonato Paulista.

“No caso do futebol, compete ao governo do estado, portanto, é uma determinação e deverá ser respeitada pelas federações esportivas”, afirmou Doria, que disse que a Federação Paulista de Futebol (FPF) já foi informada das novas regras.

As recomendações foram feitas pelo Comitê Científico, composto por médicos e pesquisadores, que auxilia o governo nas decisões relacionadas à pandemia.

A circulação da Ômicron tem gerado aumento no número de casos de Covid-19 em São Paulo e em todo o país nas últimas semanas.

O médico João Gabbardo, coordenador do Comitê Científico, reiterou a necessidade de manutenção na obrigatoriedade do uso de máscaras até 31 de março, em todos os locais. “A recomendação do Comitê é para que a gente continue e aprimore todos os cuidados de higienização das mãos, uso de álcool em gel e completar o esquema vacinal. Quem não tomou a segunda dose, que tome, quem não tomou a dose adicional, que tome a dose adicional”, afirmou.

Em relação a eventos, shows e atividades esportivas, Gabbardo disse que os organizadores e órgãos públicos precisam reforçar o uso de máscaras e de álcool em gel, e que o comprovante de vacinação completo, além de testes, deve ser exigido em todos os eventos e shows.

“Recomendamos às prefeituras que reduzam em 30% a capacidade de público em eventos esportivos, musicais, festas e atividades que geram aglomeração ou de acordo com a realidade local”, explicou.

Alta nos casos de Covid-19

Nesta quarta, a taxa de ocupação de UTIs no estado é de 39.01%, enquanto na Grande São Paulo é de 46.35%. Há 1.824 internados na UTI hoje (há uma semana, o número era de 1.281).

Na enfermaria, a quantidade é maior: hoje, há 3.679 pacientes internados, enquanto na semana passada, o total era de 2.123.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?