SP inicia vacinação contra Covid de motoristas e cobradores de ônibus
Imunização de trabalhadores do transporte começa nesta terça-feira (18/5). Na segunda (17/5), o estado retomou a vacinação de grávidas
atualizado
Compartilhar notícia
Começa nesta terça-feira (18/5) a vacinação contra a Covid-19 de motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais no estado de São Paulo. O governo estadual prevê vacinar 165 mil trabalhadores de transporte coletivo.
A prioridade deste grupo na campanha de vacinação foi uma demanda do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema de Ônibus (Sindmotoristas), que havia entrado em greve pela medida.
Na capital do estado, é necessário apresentar um documento de identificação (preferencialmente CPF) e um documento comprovante de vínculo empregatício, como crachá ou holerite. Clique aqui para ter acesso aos locais de vacinação na capital paulista
Na segunda-feira (17/5), o estado retomou a vacinação de grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com mais de 18 anos e doenças preexistentes que agravam os quadros da Covid, as chamadas comorbidades.
Na semana passada, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou que o imunizante da AstraZeneca/Fiocruz não seja aplicado em grávidas e puérperas, o que gerou uma suspensão da vacinação desse grupo em todo o país. Agora, estados têm aplicado em gestantes apenas Coronavac e Pfizer.
Também continuam a ser vacinadas em São Paulo as pessoas com mais de 50 anos que apresentam comorbidades e todos os idosos com mais de 60 anos. No caso das comorbidades, é preciso apresentar exames, receitas ou prescrição médica para comprovar a existência das doenças.
Vacinômetro
A última atualização do vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo aponta que 14.753.139 doses já foram aplicadas até o momento, das quais 9.681.271 referem-se à primeira dose e 5.071.868, à segunda.