SP: fumaça de incêndio no Parque Estadual do Juquery chegou ao litoral
Uma imagem de satélite mostra que os ventos do norte direcionaram a fumaça para o Litoral Sul do estado, a mais de 100 quilômetros do fogo
atualizado
Compartilhar notícia
O incêndio no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, teve início na manhã deste domingo (22/8) e já consumiu cerca de 60% de sua vegetação – cerca de 200 hectares -, segundo a tenente do Corpo de Bombeiros Walkiria Zanquini.
O fogo, que teria começado por causa da queda de um balão, não havia sido totalmente controlado até o fim da tarde desta segunda (23/8).
Uma imagem de satélite do Goes 16 (acima), enviada ao Metrópoles pelo 7º Distrito de Meteorologia-INMET, mostra que os ventos vindos do norte direcionaram a fumaça para o Litoral Sul do estado, a cidades como Santos e São Vicente, ultrapassando a linha da costa até o mar e percorrendo mais de 100 quilômetros do foco das chamas.
O órgão não confirma se houve precipitação de fuligem na região, mas diz que, pelo menos em altitude, a fumaça chegou à coluna atmosférica sobre a Baixada Santista.
Devido aos fortes ventos, moradores de municípios próximos ao parque relataram a presença de fuligem provinda do incêndio, inclusive no Centro de São Paulo, onde muitos registraram fotos das cinzas que se acumularam em varandas e quintais.
Por causa do tempo seco, a Grande São Paulo conta com diversos focos de chamas, sendo o maior deles o do parque.