SP estuda adotar testagem em massa para conter transmissão da Covid-19
O secretário de Saúde do estado ressalta que a vacina diminui internações e casos graves, mas não afeta a transmissão
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O governo de São Paulo estuda incluir, no plano de combate à Covid-19, um esquema de testagem em massa para conter a transmissão do coronavírus. De acordo com o secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, a medida está sendo discutida com os setores econômicos do estado.
O titular da pasta estadual da Saúde explica que, com mais diagnóstico precoce, é possível identificar quem são os indivíduos com poucos sintomas – ou até sem. Assim, esses pacientes podem ser imediatamente isolados e pessoas próximas também podem ser testadas, para frear a transmissão.
“A gente sabe que a vacina diminui internações e casos graves, mas não diminui a transmissão”, pontua.
A medida, segundo Gorinchteyn, está sendo alinhada em forma de parceria com setores da economia e municípios. “Temos que nos adaptar à Covid, assim como aconteceu em 2009 com o H1N1, da gripe”, disse.
Ainda segundo o secretário, ferramentas de acompanhamento e monitorização serão anunciadas em breve.
Embora o estado tenha registrado queda de internações e mortes nas últimas semanas, além de desaceleração na notificação de novos casos, há um temor de que as medidas de isolamento tenham se esgotado e a doença possa voltar a se propagar com rapidez.