metropoles.com

SP doará vacinas da gripe para Rio, em meio a surto e falta de doses

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a cidade receberá 400 mil doses da vacina contra a influenza, cedidas pelo governado de João Doria

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Massuca/ Metropoles
Enfermeira em um posto de saúde no Rio de Janeiro prepara a dose da vacina contra Covid-19
1 de 1 Enfermeira em um posto de saúde no Rio de Janeiro prepara a dose da vacina contra Covid-19 - Foto: Aline Massuca/ Metropoles

Rio de Janeiro – Com a vacinação contra a gripe suspensa desde a última sexta-feira (3/12) por falta de doses, o Rio, epicentro de um surto da doença, vai receber doses doadas pelo Governo de São Paulo. De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a cidade contará com 400 mil imunizantes contra a influenza, cedidas pelo governador João Doria.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que recebeu da Secretaria Estadual a confirmação de que os estoques fluminenses estão zerados e que não há previsão de envio de novas remessas pelo governo federal. Com a suspensão da campanha, o risco de aumentar ainda mais o número de casos também cresce.

A doação de São Paulo foi comemorada nas redes sociais pelo prefeito Eduardo Paes, que nomeou Doria o pai da vacina. “Os cariocas agradecem”, escreveu.

Para conter o avanço do vírus, em especial o H3N2, a SMS abriu, nessa terça-feira, um polo de atendimento no Complexo do Alemão, na zona norte. A estrutura contabilizou mais de 200 atendimentos a pacientes com sintomas gripais na primeira hora de funcionamento. Outros quatro serão inaugurados ao longo dos próximos dias.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, os pacientes serão testados e receberão atendimento para gripe e Covid-19. “Neste momento temos 14 pessoas internadas com influenza A na capital. Há três semanas pedimos 400 mil doses da vacina para o Ministério da Saúde. Eles enviaram 200 mil doses da vacina, remanejadas do Espírito Santo, para o estado do Rio. Esperamos o restante da solicitação para conter o surto de H3N2”, explicou o secretário.

5 imagens
Vacinação no Rio
1 de 5

Aline Massuca / Metrópoles
2 de 5

Aline Massuca / Metrópoles
3 de 5

Aline Massuca / Metrópoles
4 de 5

Aline Massuca / Metrópoles
5 de 5

Vacinação no Rio

Aline Massuca / Metrópoles

Ainda de acordo com Soranz, “o Ministério da Saúde ainda não deu um posicionamento sobre quando essas vacinas chegam”. “A gente sabe que eles estão com um estoque zerado e estão remanejando as doses de outros estados para cá. O Instituto Butantan ofertou para o Governo Federal 3 milhões de doses. Fizemos um contato direto com o Butantan que está avaliando mandar para a gente 300 mil doses. Eles estão avaliando como será a entrega, se via governo federal ou direto para a cidade. Esperamos esse posicionamento o mais rapidamente possível”, informou o secretário, antes do anúncio de Doria.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?