SP: como será a maior roda-gigante da América Latina
Inauguração está prevista para junho. Roda São Paulo ficará na zona oeste da capital e será custeada pela iniciativa privada
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – São Paulo deve ganhar, em junho, a maior roda-gigante da América Latina, instalada no Parque Cândido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital.
O equipamento terá 91 metros de altura, está sendo construído junto da iniciativa privada e faz parte das ações do governo para revitalizar os arredores do Rio Pinheiros.
A Roda São Paulo superará outras em tamanho, existentes em Paris e Chicago. Serão 42 cabines de observação, com capacidade para até 10 pessoas cada. Além disso, contarão com ar-condicionado e Wi-Fi, além de iluminação cênica.
As maiores atrações desse tipo no país são a Rio Star, na região portuária do Rio de Janeiro, que conta com 88 metros de altura, e a Star Foz do Iguaçu, também com 88 metros.
O projeto é tocado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente junto com a empresa São Paulo Big Wheel (SPBW), que ganhou um chamamento público realizado pela pasta.
Em troca de explorar a atração no parque, a companhia pagará ao governo R$ 141 mil mensais ou 10% do faturamento bruto, o que for maior, e os valores serão convertidos para o próprio parque. A expectativa é receber entre 600 mil e 1 milhão de visitantes ao ano.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Marcos Penido, a iniciativa vai “ampliar as opções de lazer da população e fomentar o turismo na capital”. Ele afirma também que haverá “ações e tarifas sociais para que comunidades do entorno também usem o espaço”.