SP começará vacinação por crianças com comorbidades e indígenas
Estado tem 4,3 milhões de crianças aptas a se vacinar, mas recebe, inicialmente, 240 mil doses. Imunização deve começar em 15/1
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Quando as vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças chegarem a São Paulo, o estado iniciará a imunização por grupos prioritários: crianças com comorbidades e deficiências, quilombolas e indígenas. O primeiro carregamento, de 240 mil doses, deve desembarcar entre 14/1 e 15/1.
O governo do estado estima que há 4,3 milhões de crianças de 5 a 11 anos aptas a receber a vacina. Com o quantitativo inicial reduzido, a imunização começa pelo grupo prioritário, como preconizado pelo Ministério da Saúde.
Algumas das comorbidades indicadas pelo Ministério são insuficiência cardíaca, miocardiopatias, arritmias cardíacas, síndrome de Down, obesidade mórbida, entre outras.
O pré-cadastro de crianças na plataforma Vacina Já, que agiliza o processo, está disponível partir desta quarta-feira (12/1).
As carteirinhas de vacinação para este público já foram imprimidas e distribuídas aos municípios, bem como 4,5 milhões de agulhas e seringas especiais. O estado terá 5.200 pontos de imunização, além de 268 escolas públicas estaduais.
O estado estima vacinar 250 mil crianças por dia.