SP: bombeiros seguem buscas por 10 desaparecidos em Franco da Rocha
Cidade na região metropolitana de São Paulo é uma das mais atingidas pela chuva nos últimos dias. Estrago está em bairros em áreas elevadas
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Na manhã desta terça-feira (1/2), o Corpo de Bombeiros continua as buscas por 10 desaparecidos em decorrência dos deslizamentos causados pelas chuvas em Franco da Rocha, região metropolitana de São Paulo.
Todos os desaparecidos estão entre os bairros Jardim dos Reis e Parque Paulista. Na cidade, rastros das fortes chuvas que ocorrem desde a última sexta estão em todo lugar. Na região central, barro nas calçadas, lixo nas ruas e rios cheios de lama.
Os bairros mais afetados pelas chuvas são formados por ruas íngremes e morros altos, onde houve deslizamentos que deixaram casas destruídas.
Estragos pela cidade
Em uma área mais elevada, é possível ver os estragos: telhados e paredes foram parar no chão, geladeiras e camas ficaram penduradas, árvores estão caídas e a profunda camada de lama tomou conta das casas.
Em algumas casas, é possível ver roupas penduradas no varal acusam a saída repentina das pessoas, que foram levadas para abrigos por segurança.
As casas nas áreas de maior risco estão desocupadas, enquanto comércios se tornaram pontos de apoio para os Bombeiros e voluntários que ajudam nas buscas.
Alguns moradores da região mostram seu apoio levando pães e café para os agentes.
Doações
A prefeitura de Franco da Rocha, que já registrou oito mortes entre sábado (29/1) e esta segunda (31/1), informou que precisa de doações de cobertores para atender às famílias que estão desabrigadas. As doações podem ser feitas presencialmente em três pontos de acolhimento, mas a cidade também está recebendo recursos via PIX.
Outros municípios da grande São Paulo e do interior que foram atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias estão pedindo doações. Os desabrigados precisam de itens de higiene e alimentícios, roupas, colchões, toalhas e cobertores. As doações vão para famílias que se encontram em abrigos ou que perderam seus pertences por causa das enchentes e deslizamentos.