SP abre cadastro da xepa da vacina de reforço a profissionais de saúde
Cerca de 400 mil profissionais de saúde já podem tomar essa dose de reforço. A imunização será feita com qualquer vacina disponível
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – Profissionais de saúde da cidade de São Paulo vão poder se inscrever na lista da xepa para tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O cadastro vai começar a partir desta quinta-feira (23) para quem tenha mais de 18 anos e esteja totalmente imunizado há pelo menos seis meses.
O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. A lista de espera será criada para não desperdiçar doses da vacina. A aplicação, no entanto, está sujeita a sobra ao final do dia em cada uma das UBSs da capital. A média diária de aplicações do reforço tem sido de 1,8 mil a 2 mil doses.
Segundo o secretário municipal, Edson Aparecido, há pelo menos 400 mil pessoas que já podem tomar a vacina de reforço, considerando-se somente os profissionais de saúde já imunizados. Os profissionais devem apresentar o comprovante de que trabalham em alguma unidade de saúde e o cartão de vacinação com as duas doses anteriores.
O Instrutivo Nº 36 determina, ainda, que a dose de reforço para esses grupos seja realizado com qualquer imunizante disponível no posto de saúde. Na prática, no entanto, a tendência é que isso seja feito com o imunizante da Pfizer, o mais encontrado nos postos de imunização hoje, de acordo com o secretário.