Sonia Guajajara promete retirar invasores de terras indígenas
Sonia foi anunciada como a nova chefe do Ministério dos Povos Originários e já definiu objetivos para a pasta
atualizado
Compartilhar notícia
A futura ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, anunciou nesta quinta-feira (29/12) que, neste primeiro momento, as prioridades da pasta serão retomar a demarcação e retirar invasores de terras indígenas.
“A gente precisa trabalhar fortemente para retirar os invasores das nossas terras, porque a presença desses invasores, seja por garimpo ilegal, seja por extração ilegal de madeira, grilagem, eles acabam afetando diretamente a nossa vida, a vida dos nossos povos”, disse Guajajara.
“A gente precisa ter essa coragem, nesse governo, de retirar esses invasores e garantir uma melhoria na qualidade de vida de todos os povos.”
A ativista indígena foi anunciada, nesta quinta-feira (29/12), como a nova titular do Ministério dos Povos Originários, pasta a ser recriada no futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A futura chefe do órgão foi eleita, em outubro, a primeira deputada federal indígena por São Paulo, com mais de 156 mil votos. Guajajara foi um dos três nomes enviados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil como indicação à gestão petista. Ela terá que deixar o Congresso para assumir a pasta.
Um de seus objetivos é a demarcação de terras indígenas, promessa feita por Lula durante toda a campanha.
“Precisamos da retomada da demarcação dos nossos territórios, que foram totalmente paralisados durante esse governo Bolsonaro. Nós preciaamos retomar urgente a demarcação dos territórios”, falou.