Sônia Guajajara lamenta morte de yanomami baleado por garimpeiro
Ministra dos Povos Indígenas enviou uma comitiva interministerial a Roraima para reforçar as ações de retirada dos garimpeiros ilegais
atualizado
Compartilhar notícia
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, lamentou o ataque à comunidade Uxiu, dentro da Terra Indígena Yanomami, por garimpeiros ilegais. O atentado, que ocorreu nesse sábado (29/4), resultou na morte de um indígena de 36 anos. Outros dois ficaram feridos.
Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar as ações de retirada dos suspeitos, segundo informou a ministra. Também foi solicitado o reforço do Ministério da Justiça (MJ) para a investigação da Polícia Federal (PF) sobre o caso.
“Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra três indígenas Yanomami, um veio a óbito e os outros dois estão sob atendimento em estado grave”, escreveu Sônia no Twitter.
Com muito pesar soubemos do ataque a tiros de garimpeiros contra 3 indígenas Yanomami, 1 veio a óbito e os outros 2 estão sob atendimento em estado Grave. Uma comitiva interministerial está a caminho de Roraima para reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos.
— Sonia Guajajara (@GuajajaraSonia) April 30, 2023
O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, confirmou pelas redes sociais que garimpeiros ilegais armados alvejaram três os jovens Yanomami.
Ilson Xirixana, que atuava na região como agente indígena de saúde (AIS), foi baleado na cabeça. Ele chegou à unidade de saúde desacordado e não resistiu aos ferimentos, falecendo por volta das 5h30 deste domingo (30/4).
Os outros dois feridos foram resgatados pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Yanomami e estão em estado grave. Eles foram levados para Boa Vista.
Na tarde deste sábado (29/04) garimpeiros armados alvejaram três (03) jovens Yanomami, sendo um (01) deles, agente indígena de saúde da Comunidade Uxiú.
Eles foram resgatados pelos profissionais do DSEI Yanomami e se encontram em estado grave na sala vermelha do Centro de… pic.twitter.com/qYKRhPzyln
— Júnior Hekurari Yanomami (@JYanomami) April 30, 2023