metropoles.com

Solidariedade: voluntários ajudam famílias desabrigadas em Brumadinho

Grupos de amigos chegam de diversas localidades para auxiliar no acolhimento de pessoas atingidas pela tragédia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Voluntários
1 de 1 Voluntários - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Enviada especial a Brumadinho (MG) — Voluntários de todo o Brasil estão seguindo para Brumadinho, em Minas Gerais. Médicos, advogados, psicólogos e veterinários montam grupos para ajudar famílias e animais afetados pelo rompimento da barragem Mina do Feijão, que deixou pelo menos 37 mortos e centenas de desaparecidos.

Seis amigos de Belo Horizonte chegaram o município na manhã deste domingo (27/1). Eles ajudaram a retirar as famílias ribeirinhas que estavam em área de risco devido ao novo alerta emitido na madrugada. Mais tarde, após fiscalização da barragem, a Defesa Civil do Estado descartou riscos e cancelou a evacuação.

“Não podíamos ver isso tudo pela televisão e apenas aguardar as próximas notícias. Moramos perto e é a nossa obrigação ajudar aqueles que precisam. Encontramos famílias que perderam tudo, que estão só com a roupa do corpo. Não vejo como um trabalho voluntario: trata-se de um ato de humanidade e amor ao próximo”, contou o advogado Thiago Calixto, 30 anos.

A servidora da prefeitura de Brumadinho Ilma Cândida dos Reis, também ajudou a levar os moradores desabrigados para a Unidade Básica de Saúde Parque da Cachoeira, um dos pontos de apoio. “Fizemos os cadastros das famílias e fornecemos atendimento médico e alimentação para todos. A nossa prioridade é fazer com que a barragem não faça mais vítimas”, disse.

Assista à entrevista com uma voluntária:

Resgate de animais
Além do mutirão de solidariedade formado para buscar sobreviventes e ajudar desabrigados, um grupo decidiu se juntar para socorrer os animais atingidos pela tragédia. A advogada Bárbara Peixoto, 30, partiu de Belo Horizonte rumo a Brumadinho com 10 amigos a fim de prestar assistência a cachorros, gatos e outros bichos feridos ou perdidos dos donos.

“Alguns moradores abandonaram as casas com os animais dentro. Outros ficaram desaparecidos em meio ao entulho. Estamos resgatando, dando água, ração e procurando novos abrigos para eles“, disse Bárbara

Os voluntários espalharam potes com água e ração nas ruas da região mineira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?