Solidariedade: doações para o RS já ultrapassam os 3 milhões de itens
Segundo informações da Defesa Civil do RS, o estado já recebeu mais de 3 milhões de itens doados por diversas unidades federativas do Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul (RS), os números da solidariedade em prol dos gaúchos dão um sopro de esperança para mais de 2,3 milhões de pessoas que tiveram suas vidas impactadas pela força das águas que invadiram o estado desde o fim de abril.
A água potável desponta como a categoria com o maior número de repasses de outros estados brasileiros: foram 1.525.624 litros doados até a última quinta-feira (23/5). Esse quantitativo, divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, representa 48,6% do total de donativos.
Mais de 193 mil quilos de alimentos e 140 mil cestas básicas somam-se à lista dos produtos destinados ao estado. O rol de donativos também inclui 130.844 litros de leite e 44.408 mil pacotes de ração animal.
Ao todo, 166 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul foram beneficiados com as doações que partiram de todo o Brasil.
Porto Alegre, uma das áreas mais afetadas pelas enchentes, foi a cidade que mais recebeu doações no Rio Grande do Sul, com mais de 771 mil itens. Água, alimentos, cobertores, materiais de limpeza e de construção, eletrodomésticos e roupas são exemplos dos tipos de produtos cedidos.
Eldorado do Sul, localizada na região metropolitana da capital gaúcha, foi a segunda cidade com o maior número de itens recebidos. Foram 333.240 mil produtos vindos de todo o Brasil.
Canoas, Lajeado e Guaíba completam a lista dos cinco municípios que mais receberam doações, com mais de 534 mil itens.
Onde doar
Uma onda de solidariedade tomou conta do Brasil após o Rio Grande do Sul enfrentar a maior tragédia climática de sua história.
Órgãos públicos, entidades privadas, igrejas e outras instituições se mobilizaram para organizar campanhas de doações, desde o início das enchentes no estado.
O Metrópoles separou uma lista de iniciativas para quem deseja ajudar os moradores da região atingidos pela catástrofe. Veja aqui.