Sol, chuva e ciclone: caos climático marca 3ª semana de tragédia no RS
Rio Grande do Sul terá sol nesta segunda (20/5) mas deve ficar em alerta para chuvas fortes e um ciclone extretropical no decorrer da semana
atualizado
Compartilhar notícia
Chuvas, sol e um ciclone extratropical devem marcar mais uma semana de tragédia climática no Rio Grande do Sul, segundo previsão da Climatempo. Os temporais no estado já atingem mais de 2 milhões de pessoas.
O número de municípios afetados pelas chuvas subiu para 463 (93,12% do estado), segundo o boletim das 12h, divulgado pela Defesa Civil, neste domingo (19/5). O número de desaparecidos foi de 94 para 89.
Não houve aumento no número de mortos, que permanece em 155. Mais de 540 mil pessoas estão desalojadas e 76 mil em abrigos. No total, são 806 feridos e 82 mil vítimas resgatadas.
Previsão para o domingo
O domingo (19/5) será marcado por sol entre muitas nuvens. Há chuva prevista para o litoral central sul, mas deve ser de intensidade fraca a moderada.
Enquanto isso, o litoral norte do estado ainda permanece nublado, com chuvas mais frequentes.
Na Grande Porto Alegre, o domingo será de céu nublado e chuviscos. Já na região serrana, predomínio de céu nublado e chuva a qualquer hora.
Na segunda faz sol
Já na segunda-feira (20), não há previsão de chuva para nenhuma região do estado gaúcho. A quantidade de nuvens deve diminuir e o sol predomina o dia todo. O mesmo vale para o litoral.
O ar frio de origem polar começa a se afastar, mas a temperatura segue amena, com sensação de frio em grande parte do dia.
Chuva volta na terça e ciclone na quarta
Na terça-feira (21/5), às áreas de instabilidade voltam a se formar sobre o Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, há risco de chuva forte.
A combinação da queda acentuada da pressão do ar, juntamente com a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera, vai gerar um ciclone extratropical e uma nova frente fria, que deve intensificar as chuvas no estado a partir de quarta-feira (22/5).