metropoles.com

“Sociedade não vai aceitar a censura”, afirma cantor Tico Santa Cruz

Em entrevista ao Metrópoles, o vocalista do Detonautas falou sobre a reação do público a músicas críticas ao governo como o hit “Micheque”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Metrópoles entrevista Tico Santa Cruz
1 de 1 Metrópoles entrevista Tico Santa Cruz - Foto: Metrópoles

Em entrevista ao Metrópoles, o cantor Tico Santa Cruz, vocalista da banda Detonautas, afirmou que o sucesso da música “Micheque” é um “alerta de que a sociedade não vai aceitar censura”. O hit faz alusão aos depósitos de R$ 89 mil reais de Fabrício Queiroz na conta da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Michelle registrou boletim de ocorrência contra o Detonautas por injúria, calúnia e difamação, em setembro de 2020. A primeira-dama pediu que a música fosse retirada de todas as plataformas digitais e que a execução da canção fosse proibida em lugares públicos e privados.

“Acabou chamando atenção para a música. Ela [a música] já tinha chegado a um determinado lugar e extrapolou depois que ela [Michelle] foi na delegacia. Acho que serviu de alerta de que a sociedade não vai aceitar censura”, afirmou (confira a partir de 2’50”).

Tico Santa Cruz também comentou a queixa-crime registrada pelo vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), contra o youtuber Felipe Neto. “Essa narrativa de ataque e censura já está sendo construída há algum tempo. Acho muito perigoso, do ponto de vista democrático”, disse.

Bia Kicis

Na entrevista, o cantor afirmou que a deputada Bia Kicis (PSL-DF), atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, é uma “delinquente” por incentivar um motim de policias militares contra o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

“Bia Kicis é uma deputada conhecida por divulgar fake news de forma avassaladora. Muito me admira o Arthur Lira [presidente da Câmara dos Deputados] dar a CCJ, que é uma área tão importante do Congresso, para uma deputada que está totalmente ligada a atos antidemocráticos. Eu não consigo compreender como a Bia Kicis ainda tem esse poder, ela é uma delinquente, é uma pessoa que não tem responsabilidade com nada”, disse o cantor (29′).

Nesta terça-feira (30/3), a Comissão de Ética da Câmara recebeu pedidos de cassação da parlamentar e de afastamento da CCJ por quebra de decoro parlamentar. O deputado federal Marcelo Freixo (PSol-RJ) informou, por meio das redes sociais, que acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o caso seja incluído no inquérito dos atos antidemocráticos, sob responsabilidade do ministro Alexandre de Moraes.

Quanto a continuidade do governo do presidente Jair Bolsonaro, Tico Santa Cruz afirmou: “Não acho que o impeachment seja o melhor caminho. Mas se for necessário para impedir as barbaridades que estão acontecendo, se o Congresso entender que consegue fazer esse movimento de forma a não prejudicar a pandemia, eu compreendo que o presidente não tem competência para ser um gestor dentro de uma crise como a que estamos vivendo”.

3 imagens
Tico Santa Cruz
Ele é vocalista do Detonautas Roque Clube
1 de 3

Tico Santa Cruz, vocalista do Detonautas

Marcelo Paixão/Rock in Rio
2 de 3

Tico Santa Cruz

AgNews
3 de 3

Ele é vocalista do Detonautas Roque Clube

Divulgação
Música

Recentemente, a Detonautas relançou, junto com o cantor Gabriel, O Pensador, a música Racismo é Burrice. Segundo Tico, a ideia da canção é acessar o público mais novo, já que o título apresenta o preconceito racial como uma atitude negativa.

“Racismo é uma pauta que está sendo debatida há alguns anos. Eu lembro de quando ele [Gabriel, O Pensador] lançou, em uma época que não se falava de racismo como se fala hoje e resolvi adaptar para podermos dar o suporte que a letra precisava para a atualidade”, explicou (0’20).

Confira a entrevista:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?