metropoles.com

“Sociedade científica não baliza conduta na Saúde”, diz Queiroga

Ministro alega que posicionamento da Câmara Técnica sobre vacinação contra Covid para crianças não é oficial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, me coletiva de imprensa de apresentação do cronograma de vacinação da Covid-19 para 2022
1 de 1 ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, me coletiva de imprensa de apresentação do cronograma de vacinação da Covid-19 para 2022 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou, nesta segunda-feira (20/12), que a opinião da sociedade científica não “baliza” a conduta adotada pelo Ministério da Saúde na decisão sobre vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

A declaração foi feita dois dias após a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização contra a Covid-19 (CTAI-COVID), vinculada ao Ministério da Saúde, divulgar uma nota pública pedindo que o governo siga as orientações da sociedade científica e implemente a vacinação contra a Covid para crianças de 5 a 11 anos de idade.

O ministro disse que o prazo de 5 janeiro para decidir sobre vacinação em crianças neste faixa etária está mantido e que “a pressa é inimiga da perfeição”.

3 imagens
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
1 de 3

Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Igo Estrela/Metrópoles

A autorização para vacinar este público foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quinta-feira (16/12). A avaliação da Anvisa contou com parecer de membros da agência e de participantes de sociedades de diversas áreas.

Entre os grupos estão a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia; a Sociedade Brasileira de Infectologia; e a Sociedade Brasileira de Imunizações.

Nesta segunda, Queiroga afirmou que a nota pública divulgada pela CETAI não é oficial, e que não recebeu nenhum ofício da câmara técnica sobre o assunto. Além disso, o ministro afirmou que soube do posicionamento do grupo pela imprensa.

“Vocês se referem a um posicionamento da CETAI, eu oficialmente não tomei conhecimento. O que eu vi foi na imprensa, inclusive um documento que não sei se chamo de documento porque não está assinado”, disse.

O ministro afirmou que é necessário fazer uma análise técnica de “todos os aspectos da vacina”. Questionado sobre a avaliação já realizada pela Anvisa, pela CETAI e pelas entidades médicas, Queiroga disse que a opinião da sociedade científica “não baliza” os posicionamentos do governo.

“Sociedade científica não baliza conduta no Ministério da Saúde. A CETAI, o que eu tenho notícia, é uma nota que saiu na imprensa. É necessário que seja formalizado no Ministério da Saúde”, pontuou.

Posicionamento da Câmara Técnica

Durante reunião na última sexta-feira (17/12), os integrantes da CETAI órgão recomendaram, de forma unânime, a aplicação da vacina da Pfizer/BionTech em crianças.

Ao se manifestar de forma favorável, os técnicos do órgão argumentaram que 2.978 crianças de 5 a 11 anos foram diagnosticadas com Covid-19 em 2020, das quais 156 morreram.

Em 2021, até 6 de dezembro, as contaminações na faixa etária aumentaram para 3.185 ocorrências, sendo registradas 145 mortes.

O órgão afirmou que dados preliminares mostram “um risco substancialmente menor” de eventos adversos se comparado “com o risco previamente observado em adolescentes e adultos jovens após a vacinação”.

STF

Na noite de sexta-feira, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para o governo federal se manifestar sobre eventual atualização do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a inclusão da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

Marcelo Queiroga, anunciou, no sábado (18/12), que o governo federal decidirá sobre a vacinação contra a Covid-19 para crianças em 5 de janeiro. Segundo ele, no dia 4 do mesmo mês, será realizada uma audiência pública para discutir o assunto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?