Sobrevivente do massacre de Pau D’arco é assassinado a tiros no Pará
O homem presenciou a ação policial na Fazenda Santa Lúcia (PA), que deixou 10 posseiros mortos em 2017
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos sobreviventes do chamado massacre de Pau D’arco, que ocorreu em 2017, no Pará, foi assassinado nesta terça-feira (26/1). Fernando dos Santos Araújo era trabalhador rural e foi morto com um tiro na nuca, segundo informou a Comissão Pastoral da Terra (CPT). O crime ocorreu no lote onde o homem morava, próximo ao local onde ocorreu a chacina.
De acordo com a CPT, Fernando era uma das testemunhas da ação policial que matou dez camponeses no município de Pau D’arco, incluindo o namorado dele.
O trabalhador rural, após a operação em 2017, teria ainda entrado em um projeto de apoio a testemunhas, mas teria desistido da participação. A causa da morte ainda está sendo investigada.
Relembre o caso
O massacre consistiu em uma operação policial que ocorreu em 2017, na Fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D’arco (PA).
Na ocasião, dez posseiros foram assassinados, dentre esses nove homens e uma mulher. A justificativa dos policiais militares e civis envolvidos no caso é que tinha sido uma ordem judicial.
De acordo com testemunhas do ocorrido, os agentes que participaram da ação não deram oportunidade para os moradores e trabalhadores do local falarem e questionarem o porquê da iniciativa.
Em entrevista ao Brasil de Fato, um dos sobreviventes do massacre explicou: “A polícia chegou já gritando ‘não corre não que vai todo mundo morrer’ e já atirando ao mesmo tempo… gritando e atirando”.