metropoles.com

Sobe para quatro o número de mortos por incêndio em barco no Rio Negro

Seguem neste domingo (28/7) as buscas por desaparecidos após incêndio em uma embarcação que navegava pelo Rio Negro

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
imagem colorida incêndio barco manaus
1 de 1 imagem colorida incêndio barco manaus - Foto: Divulgação

Subiu para quatro o número de mortos por um incêndio dentro de um barco que navegava pelo Rio Negro, em Manaus (AM), na madrugada de sábado (27/7). Segundo o g1 de Amazonas, a quarta vítima tinha 72 anos e seu óbito foi confirmado pelo Instituto Médico Legal (IML) neste domingo (28/7).

De acordo com o governo do Amazonas, 58 pessoas ficaram feridas e foram resgatadas com vida, porém, não é possível precisar o número exato de desaparecidos, pois a lista com os nomes dos passageiros não foi apresentada pelo proprietário da embarcação.

Pelas redes sociais, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União), lamentou as mortes e disse que os feridos estavam sendo atendidos em hospitais da capital. “Seguiremos dando toda assistência às vítimas e suas famílias”, escreveu Lima.

A embarcação saiu do Porto de Manaus e estava a caminho do município de Santa Isabel do Rio Negro, interior do estado, quando o acidente ocorreu, nas proximidades da Comunidade Santa Maria. A localidade fica a cerca de 40 minutos da capital amazonense.

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está no local seguindo as buscas por desaparecidos com ação de mergulho e buscas de superfície. Estão empregadas na operação três embarcações com 20 profissionais entre mergulhadores, especialistas em combate à incêndio, especialistas em altura e especialistas em atendimento pré-hospitalar.

2 imagens
A morte de três pessoas foi confirmadas pelo Corpo de Bombeiros
1 de 2

Segundo o governo do Amazonas, 59 pessoas ficaram feridas

Divulgação
2 de 2

A morte de três pessoas foi confirmadas pelo Corpo de Bombeiros

Divulgação

Segundo a Marinha, será instaurado um inquérito administrativo a fim de apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis pela tragédia.

“Assim que concluído, e cumpridas as formalidades legais, o inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, que fará a devida distribuição e autuação”, disse o 9º Distrito Naval, em nota.

A primeira morte confirmada foi a de uma idosa aos 76 anos. Os demais mortos são uma mulher, de 70 anos, que teve o corpo encontrado a 15 km do local do incêndio, e um adolescente, que foi encontrado carbonizado embaixo da embarcação.

Os corpos foram resgatados para o Pelotão Fluvial e encaminhados ao IML, na Zona Norte da capital.

A Secretaria de Estado de Saude (SES-AM) revisou o número de encaminhados para unidades de saúde de Manaus e informa que 23 pessoas receberam atendimento em hospitais da rede estadual. Destes, 18 pessoas já receberam alta. Outros cinco pacientes seguem internados para a realização de exames de imagem e intervenções cirúrgicas ortopédicas.

Barco em chamas

Segundo testemunhas, a embarcação foi tomada pelo fogo quando estava nas proximidades da Comunidade Santa Maria, a 40 minutos da capital. As chamas se alastraram rapidamente, o que causou a interrupção no funcionamento do maquinário. Por isso, as luzes foram apagadas e toda embarcação ficou na completa escuridão, o que causou pânico entre os passageiros.

Na tentativa de se salvar, várias pessoas acabaram se jogando no rio.

Para o resgate de feridos foram acionados o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?