Sobe para 21 o número de mortos no naufrágio de barco no Pará
O acidente ocorreu na noite de terça-feira (22/8), no rio Xingu. Socorristas retomaram a busca por desaparecidos nesta quinta (24)
atualizado
Compartilhar notícia
Mais nove corpos foram resgatados no rio Xingu nesta quinta-feira (24/8) após o naufrágio do barco Capitão Ribeiro. Assim, o número de mortos no acidente subiu para 21 desde esta terça (22), data da tragédia, segundo o governo do Pará. Pelo menos 23 pessoas sobreviveram. As buscas foram retomadas nesta manhã.
O dono do barco diz que havia 48 pessoas a bordo e não 70, como foi divulgado. O homem começou a ser ouvido pela polícia no fim da manhã. Segundo a Agência Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Arcon-PA), o barco não tinha autorização para fazer o transporte de passageiros e estaria irregular. A perícia na embarcação poderá determinar se havia segurança para os passageiros.
Relatos de sobreviventes e tripulantes apontam que o barco teria sido atingido por uma tromba d’água, um fenômeno semelhante a um tornado, segundo depoimentos colhidos pelo delegado Élcio de Deus, da polícia de Porto de Moz.Havia no horizonte algo com o formato de um funil no céu, acompanhado de muita chuva e vento forte, e que teria pego o barco pela popa e o afundado. “Os tripulantes afirmam que a embarcação girou e afundou em seguida”, relatou Deus.
Tragédia
O acidente ocorreu no rio Xingu, entre as cidades de Porto de Moz e Senador José Porfírio, no sudoeste paraense.
A embarcação saiu de Santarém e tinha como destino final Vitória do Xingu, ambos municípios paraenses. Entre as vítimas já identificadas havia uma criança de um ano, além de adultos entre 18 e 61 anos.
Bahia
Uma lancha com 129 pessoas virou nesta quinta-feira (24), por volta das 6h30, na Baía de Todos-os-Santos, no município de Vera Cruz, em Mar Grande, perto de Salvador (BA). A Marinha havia confirmado, até o fim desta manhã, 22 mortos. A embarcação, denominada Cavalo Marinho I, partiu da ilha rumo à capital baiana fazendo a travessia comercial.