Sobe para 161 número de casos da flurona em nove unidades federativas
Eram 122 na terça-feira. Em geral, pacientes com infecções simultâneas de gripe e Covid-19 apresentam febre, dor no corpo e tosse
atualizado
Compartilhar notícia
Os casos de coinfecção por gripe e Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, avançam e atingem oito unidades da Federação. As mais recentes confirmações foram registradas na Bahia, no Distrito Federal e em Mato Grosso. Brasil tem ao menos 161 ocorrências notificadas. Na terça-feira (4/1), eram 122.
A Secretaria de Saúde baiana constatou 11 casos de flurona, como a dupla infecção é chamada popularmente. Moradores de Salvador, Feira de Santana, Camaçari Senhor do Bonfim e Jaguarari foram diagnosticados com as doenças.
O primeiro caso de flurona em Cuiabá foi confirmado. A paciente diagnosticada é uma mulher de 34 anos, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
No Distrito Federal, uma menina de 8 anos testou positivo para Covid-19 e influenza A ao mesmo tempo, conforme revelou a coluna Grande Angular — o primeiro caso da cidade. Nesta quarta-feira (5/1), a Secretaria de Saúde informou que contabiliza 26 casos.
Rondônia registrou o primeiro caso da dupla infecção por Covid-19 e gripe. A paciente infectada é uma mulher, que está internada em Porto Velho.
Veja o número de ocorrências por estado:
- São Paulo – 110
- Rio de Janeiro – 2
- Ceará – 3
- Rio Grande do Norte – 1
- Mato Grosso do Sul – 6
- Distrito Federal –26
- Mato Grosso – 1
- Bahia – 11
- Rondônia – 1
Até esta quarta-feira, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Distrito Federal e Bahia notificaram episódios do tipo.
A dupla infecção é conhecida como flurona, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.
Além do Brasil, Estados Unidos, Israel, Hungria e Espanha registraram flurona.
Casos em investigação
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina emitiu comunicado oficial informando que há nove casos de flurona em investigação no estado.
Juiz de Fora, cidade mineira a 260 km de Belo Horizonte, investiga três casos de infecção dupla por Covid-19 e gripe. A prefeitura da cidade não detalhou idade, sexo e estado de saúde da pessoa que está com suspeita da contaminação.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, que já confirmou dois eventos de contaminação simultânea, investiga outros 17 casos.
A flurona
Os pacientes infectados por flurona, geralmente, apresentam febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos e na garganta.
Em casos mais graves, pode haver a falta de ar e a necessidade de internação. Especialistas afirmam, entretanto, que a população não precisa se apavorar, pois não há evidências de que a coexistência dos vírus causará quadros mais graves.