Sobe para 15 o número de mortos após passagem de ciclone no RS
Governo do Rio Grande do Sul realiza ações para atender as 1.538 pessoas desabrigadas e outras 13.824 desalojadas
atualizado
Compartilhar notícia
O ciclone extratropical que atingiu a Região Sul do país provocou fortes tempestades no Rio Grande do Sul durante a madrugada da última sexta-feira (16/6) deixando 15 mortos e uma pessoa desaparecida. As informações foram divulgadas pela Defesa Civil nesta terça-feira (20/6).
Segundo o governo do Rio Grande do Sul, 41 municípios foram atingidos por inundações, deslizamentos de terra, falta de energia e bloqueio nas estradas. As rajadas de vento na região chegaram a atingir 100 km/h.
A última vítima encontrada pela equipe de resgate montada pelo governo é um homem de aproximadamente 35 anos que estava num córrego no município de Gravataí. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil ainda realizam buscas por uma pessoa que segue desaparecida na cidade de Caraá.
O número de desabrigados teve uma queda no estado, saindo de 4.913 para 1.538 pessoas. Por outro lado, a quantidade de desalojados aumentou significativamente, de 797 nessa situação para 13.824. Os números são atualizados pelas coordenadorias municipais e divulgados pela Defesa Civil.
As autoridades do estado destacam a situação da cidade de Taquara, onde 6.500 indivíduos estão desalojados.
As vítimas foram encontradas nos municípios de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Gravataí, Maquiné, Caraá, Bom Princípio, São Sebastião do Caí e Esteio.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), realizou uma reunião nessa segunda-feira (19/6) para indicar quais medidas devem ser tomadas a fim de atender as famílias atingidas pelo ciclone extratropical. O político informou também que ainda nesta semana deve viajar para Brasília com o objetivo de discutir a situação do estado.
O Corpo de Bombeiros realiza operações de triagem para entrega de cestas básicas e roupas às famílias desabrigadas. Além disso, as prefeituras de cidades atingidas montaram centros de acolhimento para receber doações.