Sobe o número de crianças Yanomamis internadas em Boa Vista
As principais causas de internações das crianças Yanomamis são: diarréica aguda, malária, desnutrição grave, pneumonia e picada de cobra
atualizado
Compartilhar notícia
O número de crianças Yanomamis internadas no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), em Boa Vista, capital de Roraima, subiu para 49, segundo boletim médico encaminhado ao Metrópoles nesta quinta-feira (2/2).
No total, o hospital conta com 59 crianças indígenas internadas, sendo que sete estão na unidade de terapia intensiva (UTI).
O HCSA é a única unidade hospitalar de Roraima com equipamentos para atender crianças de até 12 anos. Em 2022, o hospital atendeu 703 internações de Yanomamis.
As principais causas de internações das crianças Yanomamis são: doença diarréica aguda, gastroenterocolite aguda, desnutrição, desnutrição grave, pneumonia, picada de cobra e malária.
Um levantamento da Secretaria de Saúde de Roraima aponta que o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth contava com 15 pacientes Yanomamis internados até 31 de janeiro. Destes, havia sete recém-nascidos, cinco mães adultas e uma adolescente.
No Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, há oito Yanomamis em tratamento médico e um internado na UTI.