Sob forte calor e baixa umidade, bolsonaristas deixam Esplanada
Após discurso de Bolsonaro no ato, manifestantes começaram a desmobilização
atualizado
Compartilhar notícia
O público que participa do ato bolsonarista em Brasília neste feriado começou a se dispersar pouco antes das 11h da manhã, depois que o presidente Jair Bolsonaro discursou. Faz muito calor em Brasília e os termômetros apontam por volta de 34°C, e está em vigor um alerta vermelho de baixa umidade do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O índice pode atingir 12%.
Andando pela Esplanada no sentido Rodoviária do Plano Piloto ou saindo para as pistas que ficam atrás dos ministérios, milhares de pessoas deixam a região em frente ao Congresso Nacional.
Parte considerável dos manifestantes, porém, segue firme embaixo do sol ouvindo mais discursos e conversando ou comendo. Há ambulantes vendendo água e comida e barracas montadas por representantes do agronegócio distribuindo comida. Uma barraca com faixa pedindo “intervenção federal” formou longa fila para a distribuição de churrasco com arroz.
A comerciante brasiliense Elza Ajambuja, 39, foi ao ato com o marido e duas filhas, de 7 e 9 anos.
“Está muito seco, elas passaram um pouco mal, mas fico feliz de mostrar a elas desde cedo a participação democrática”, disse ela, que não concorda com os muitos pedidos de intervenção inconstitucional que viu na manifestação. “Precisamos mudar o país sem revolução, sem fechar nada. Vamos mudar o país com consciência política em dias como hoje”, acrescentou Elza.
Outros manifestantes, porém, seguem na Esplanada na expectativa de alguma ação mais prática do presidente em busca de mais poder.