metropoles.com

Sob cuidados médicos, Lula reduz agenda e fica em home office

O presidente Lula sofreu um acidente doméstico no último sábado, no Palácio da Alvorada, e permanece em recuperação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert / PR
Lula trabalha em um computador, no Palácio da Alvorada
1 de 1 Lula trabalha em um computador, no Palácio da Alvorada - Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diminuiu o ritmo de trabalho após o acidente doméstico sofrido no último sábado (19/10). O chefe do Executivo teve traumatismo craniano e um pequeno sangramento no cérebro após uma queda em casa.

O episódio obrigou o presidente a colocar o pé no freio e reduzir agendas. Na última semana, Lula intensificou as viagens, com passagens por São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte. Na ocasião, o titular do Planalto participou de compromissos oficiais e também reforçou a campanha de aliados, marcando presença em comícios.

A agenda seguiria com a viagem a Kazan, na Rússia, para a 16ª Cúpula dos Brics, mas por orientação médica, a ida foi cancelada. O presidente enviou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para representar o Brasil, e participará do evento por videoconferência.

Nos últimos dois dias Lula tem recebido auxiliares no Palácio da Alvorada. As agendas tem sido focadas em assuntos internacionais. Na segunda-feira (21/10), recebeu o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, e o assessor especial para assuntos internacionais Celso Amorim.

Na terça-feira (22/10), Amorim esteve novamente com o chefe do Executivo, junto do ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), Paulo Pimenta. No dia, o titular do Planalto falou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Ainda na terça, Lula foi ao Hospital Sírio-Libanês para uma nova rodada de exames. Os procedimentos confirmaram que ele está “apto” para “exercer sua rotina de trabalho”, além de apresentar exame de imagem “estável em comparação ao anterior”.

A único compromisso previsto na agenda do titular do Planalto desta quarta (23/10) é a participação na reunião ampliada dos Brics, que reunirá membros plenos do bloco.

Reta final das eleições

A queda também coloca em dúvida a participação do petista em novos eventos de campanha, que já ficaria comprometida com a viagem para a Rússia. Apesar de estar liberado para trabalhar, a retomada das viagens depende da avaliação médica. O presidente deve fazer novos exames na sexta-feira (25/10).

Há a expectativa de que o titular do Planalto vá a São Paulo no final de semana, ao menos para votar, uma vez que o domicílio eleitoral do petista fica em São Bernardo do Campo, onde Marcelo Lima (Podemos) e Alex Manente (Cidadania) disputam o segundo turno.

No último fim de semana, a chuva levou ao cancelamento de duas caminhadas que o presidente faria ao lado do candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSol). As agendas foram substituídas por uma live na casa de Lula, em São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?