metropoles.com

Sob críticas internas, PT realiza evento para discutir rumos da sigla

Crítica ao Centrão no governo se dá no momento há pendentes no Congresso assuntos importantes para a agenda econômica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza, entre esta sexta-feira (8/12) e o sábado (9/12), a Conferência Eleitoral PT 2024. O evento se dá em um momento de tensão interna, já que uma ala da sigla apresentou proposta de resolução em que critica a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A minuta, conforme mostrou a Folha de S. Paulo, é de autoria da ala Construindo um Novo Brasil (CNB), segmento do partido liderado por Lula. O grupo diz considerar que o Centrão – a que o texto atribui forças conservadoras e fisiológicas — tem tido influência excessiva sobre o governo.

“As forças conservadoras e fisiológicas do chamado Centrão, fortalecido pela absurda norma do orçamento impositivo num regime presidencialista, exercem influência desmedida sobre o Legislativo e o Executivo, atrasando, constrangendo e até tentando deformar a agenda política vitoriosa na eleição presidencial”, informa o texto, segundo o jornal.

Ainda que seja uma proposta de texto ainda a ser apreciada e votada, a crítica repercutiu nos bastidores. A situação se dá em um momento em que que a agenda econômica tem pautas pendentes de apreciação no Congresso Nacional.

No Senado, estão a tributação dos fundos fechados e offshores e a taxação das apostas esportivas, as chamadas bets. Já a Câmara avança na conclusão da reforma tributária.

O texto da CNB ainda critica um suposto “austericídio fiscal” a que o país estaria ssubmetido, além de defender o fim da independência o Bancao Central, na formulação atual.

Evento

É no contexto desse mal-estar provocado pelo texto que a sigla realiza uma conferência, em Brasília, para tratar dos rumos para 2024. Nessa sexta-feira (8/12), o presidente Lula fechou a rodada de debates.

Nos dois dias de evento, militantes, dirigentes, lideranças, vereadores e vereadoras, prefeitos e prefeitas, pré-candidatos e pré-candidatas debaterão o caminho para as Eleições de 2024.

Na abertura das sessões deste sábado, está marcado um encontro entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann. A mesa tem como tema a política econômica do governo Lula, com foco nos “feitos e perspectivas para o próximo período”.

É justamente Haddad que tem se movimentado no sentido de sensibilizar os parlamentares a olharem (e votarem) com carinho as pautas econômicas do governo Lula. Ainda assim, alas internas do PT não veem com bons olhos o ganho de espaço e de força na Esplanada do Centrão, capitaneado pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

No mesmo dia, há ainda encontros com o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta; o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?