Sisu disponibiliza mais de 200 mil vagas em universidades
Nas primeiras horas de abertura de inscrição, o site apresentou instabilidade, segundo candidatos. O prazo vai até a próxima sexta (9/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) disponibilizou, na madrugada desta terça-feira (6/4), inscrições para 209.190 mil vagas em universidades públicas e instituições de ensino brasileiras em 2021. O prazo para se candidatar vai até a sexta (9/4), e o resultado final será divulgado em 13 de abril.
De acordo com o Ministério da Educação, as quase 210 mil vagas serão distribuídas em 5.685 mil cursos de graduação em todo país. A informação é do G1.
O Sisu é um programa que tem como base a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e garante a estudantes que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas a reserva de 50% das vagas, por curso e turno, em todas as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação.
Para concorrer às vagas do Sisu, o candidato precisa seguir critérios. Veja:
- Não pode ter zerado na redação do Enem;
- Não pode ter prestado o exame na condição de treineiro;
- Pode escolher até duas opções de curso.
Datas do cronograma:
- O resultado sai na terça-feira da próxima semana, dia 13 de abril;
- As matrículas nas instituições de ensino serão realizadas no período entre 14 e 19 de abril. A documentação necessária é informada pela instituição de ensino;
- Estudantes que não forem chamados para uma vaga nesta etapa poderão entrar em uma lista de espera que estará aberta entre 13 e 19 de abril.
Para mais informações, os candidatos podem acessar o site do Sisu ou ligar gratuitamente no telefone 0800-616161.
Instabilidades
Durante a madrugada, assim que as inscrições abriram, usuários relataram nas redes sociais instabilidades no site do Sisu. Na manhã desta terça-feira, no entanto, os candidatos informaram que o sistema havia voltado a funcionar normalmente.
Confira algumas reclamações:
Fique tranquilo, não precisa se preocupar, seu futuro depende de um site que não funciona, mas fique tranquilo #sisu pic.twitter.com/gpIQDvp0cF
— Priscila (@kat1acega) April 6, 2021
sisu pelo amor de deus pic.twitter.com/u0BnVL8axi
— wellen só quer entrar na federal (@gatsbysuh) April 6, 2021
Mal deu meia noite e o sisu já caiu pic.twitter.com/FFb3KWo7gj
— M A R I A (@angelmaricer_23) April 6, 2021
Dos mesmos criadores de “ocorreu uma falha de comunicação entre você e o INEP, vem aí”: Obrigado #sisu pic.twitter.com/8AxqVCHhpf
— Tormentola (@Adilson_SLeite) April 6, 2021
A reportagem do Metrópoles contatou o Ministério da Educação sobre o motivo da instabilidade, mas não obteve resposta até a última atualização desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.