metropoles.com

Sisu 2024: candidatos aprovados “perdem” vaga após falha no sistema

Divulgação da primeira chamada do Sisu deveria ser feita na terça-feira (30/1), mas o sistema apresentou erro. Resultado acabou adiado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alunas aprovadas no Sisu
1 de 1 Alunas aprovadas no Sisu - Foto: null

A divulgação da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 apresentou problemas e saiu nessa quarta-feira (31/1), com um dia de atraso. Após o adiamento, candidatos que eram considerados aprovados descobriram que “perderam” as vagas. A situação gerou revolta nas redes sociais.

Clara Letícia Leite, 18 anos, contou na rede social X, antigo Twitter, que “perdeu” a vaga no curso de direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). “Obrigada por ser um lixo, Sisu, obrigada pelo sonho estragado”, escreveu.

Com a abertura do sistema do Sisu, Clara manifestou interesse no curso de direito, e o resultado então divulgado era de que ela tinha sido aprovada. No entanto, logo depois, com a atualização da plataforma, a jovem acabou aprovada em relações internacionais na UFRN.

4 imagens
No primeiro momento, Clara recebeu a mensagem que tinha sido aprovada no curso de direito
Na verdade, Clara não obteve nota para o direito
A jovem passou em relações internacionais
1 de 4

Clara comemorou com os amigos a suposta aprovação

Reprodução
2 de 4

No primeiro momento, Clara recebeu a mensagem que tinha sido aprovada no curso de direito

Reprodução
3 de 4

Na verdade, Clara não obteve nota para o direito

Reprodução
4 de 4

A jovem passou em relações internacionais

Reprodução

Khauany Freitas, 18, também teve o sonho frustrado após a atualização do sistema do Sisu. A primeira mensagem vista pela jovem foi: “Parabéns, você foi selecionada na chamada regular”.

Contudo, depois, ela verificou que não havia sido aprovada para ciências biológicas na Universidade Federal Fluminense (UFF).

“Caloura da UFF!!! 🥳 Obrigada, Deus, e todas as pessoas que me ajudaram e me incentivaram nessa caminhada, conseguimosss!!!”, escreveu a estudante em uma publicação no Instagram.

2 imagens
Khauany Freitas teria sido aprovada em ciências biológicas
1 de 2

Khauany comemorou a suposta aprovação

Reprodução
2 de 2

Khauany Freitas teria sido aprovada em ciências biológicas

Reprodução

“No dia 30 de janeiro às 9 horas eu entrei no site [do Sisu] e contou que eu estava aprovada, minutos depois o site travou, caiu e o MEC fechou o site. Passou o dia inteiro sem dar uma informação ou algo sobre, só a noite que resolveram postar a informação sem confirmar o horário que sairia a classificação. No dia 31 de janeiro às 18h20 quando entrei no site novamente constou que eu não fui aprovada”, contou Khauany ao Metrópoles.

A estudante disse que ficou “totalmente frustrada” e teve que tomar medicamentos para controlar uma crise de ansiedade após ver que não tinha sido aprovada no Sisu.

“Eu me senti totalmente frustrada, sem chão, tive crise de ansiedade e tive que ser controlada através de medicamentos”, lembra.

O Metrópoles entrou em contato com o Ministério da Educação (MEC) sobre o caso, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Divulgação adiada

A primeira chamada do Sisu deveria ter sido divulgada na terça-feira (30/1). No entanto, o sistema do MEC apresentou falhas técnicas e o resultado final saiu apenas na quarta-feira.

Segundo a pasta, o processo seletivo de 2024 recebeu 1.271.301 de inscrições. A edição deste ano apresentou 264.181 vagas para o primeiro e o segundo semestres.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?