metropoles.com

Sistema prisional brasileiro tem déficit de 212 mil vagas, diz Depen

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) publicou uma atualização sobre o panorama do sistema carcerário brasileiro nesta quarta (18/5)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sam Scholes/ Getty Images
Foto de área interna de presídio - Metrópoles
1 de 1 Foto de área interna de presídio - Metrópoles - Foto: Sam Scholes/ Getty Images

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) atualizou o panorama do sistema carcerário brasileiro. Apesar de ter reduzido o déficit, o país ainda padece de 212 mil vagas no sistema prisional.

Nesta quarta-feira (18/5), o Depen divulgou a nova versão do Levantamento de Informações Penitenciárias — documento anual.

Atualmente, são 679,5 mil detentos para 467,5 mil vagas disponíveis. A título de comparação, em 2020, eram 672,6 mil presos para 455,1 mil vagas.

As vagas no sistema penitenciário cresceram 2,7% em 2021, sendo que os estados que mais aumentaram a quantidade foram Roraima, Tocantins e Ceará.

“Comparando os dados com os de 2020, não houve alteração significativa no total de presos. Já o número de presos que estudam e trabalham aumentou significativamente”, frisa o Depen, em nota.

Educação e saúde

O maior destaque do levantamento é para o aumento de presos em atividades educacionais. Houve aumento de 99 % na quantidade total de atividades educacionais realizadas pelos custodiados nas unidades prisionais do sistema prisional brasileiro.

O índice passou de 166.324 em dezembro de 2020 para 330.405 no mesmo mês de 2021. O Maranhão mostrou um crescimento de 521% na quantidade de apenados envolvidos nesta temática, seguido pelo Rio Grande do Sul (347%) e Piauí (232%).

O número de presos que trabalham aumentou quase 23% dentro das unidades prisionais, passando de 105.140 em dezembro de 2020 para 129.133 em dezembro de 2021, segundo o Depen.

Quanto à saúde, houve aumento expressivo na quantidade de atendimentos aos presos do sistema penitenciário.

Em dezembro de 2020, foram contabilizados pelos gestores prisionais o número de 3,5 milhões procedimentos realizados, incluindo intervenções cirúrgicas, suturas/curativos, vacinas, exames e testagem, consultas psicológicas, consultas odontológicas, consultas médicas internas e externas. Já em dezembro de 2021, foi aferida a realização de 5,9 milhões procedimentos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?